Os pernambucanos Sport e Vitória irão disputar o Brasileiro Feminino da Série A1 em 2019. Na semana passada, o Planeta Futebol Feminino havia noticiado as desistências dos clubes, porém, o temor por punições e as pressões impostas pela CBF e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) fizeram os clubes voltarem atrás das decisões. A menos de um mês do início da competição, os times agora correm contra o tempo para montar seus elencos.
Com dificuldades financeiras, Sport e Vitória farão baixo investimento e devem optar por formar um elenco com jogadoras locais. Para a disputa da A1, os clubes até o momento sequer anunciaram os nomes para o comando técnico. O Sport até tinha iniciado os treinamentos no início de fevereiro, mas na terça (20) dispensou todo o elenco – inclusive o técnico Jonas Urias, alegando falta de recursos e terá que começar tudo do zero, tendo estreia prevista para o dia 20 de março, contra o São Francisco do Conde/BA, fora de casa.
Assim como o rubro-negro pernambucano, o Vitória/PE também terá que correr contra o tempo definir o elenco para a disputa da competição nacional. Sem sequer ter iniciado os treinamentos, o clube tem estreia marcada para o dia 17 de março, contra o Internacional, em casa.
Com a permanência de Sport e Vitória, a única baixa do Brasileiro A1 é o Rio Preto/SP, atual vice-campeão. O Internacional, dono da terceira melhor campanha da A2 em 2018 assumiu a vaga disputa deixada pelo Rio Preto na competição. Confira a tabela da Série A1 divulgada pela CBF.