Jogando em casa, e com a ilustre presença de Aline Pellegrino, Corinthians cria diversas oportunidades de gols, mas vence Cruzeiro por apenas 2 a 1.
O Parque São Jorge foi o palco da 13a rodada do campeonato Brasileiro com o confronto entre Corinthians e Cruzeiro. O duelo marcou o encontro de dois times que brigam por objetivos opostos na competição. Enquanto a equipe paulista busca a melhor campanha o Cruzeiro luta contra o rebaixamento. A partida teve um amplo do Corinthians, os gols foram marcados por Gabi Portilho e Gabi Nunes para a equipe do Parque São Jorge e Duda descontou para o Cruzeiro. Com a vitória as paulistas foram a 34 pontos, enquanto o Cruzeiro, com a derrota, se manteve com nove e passou a ocupar o 13o lugar. Se colocando na zona de rebaixamento.
O jogo começou com o Corinthians mostrando a iniciativa da partida. Logo aos 2’ minutos Gabi Portilho aproveitou cruzamento rasteiro de Gabi Nunes e abriu o placar para as paulistas. O gol logo nos primeiros minutos mostrava o porque a equipe comandada por Arthur Elias é a detentora da melhor campanha da competição até o momento.
Após o gol o as comandadas de Arthur continuaram pressionando, como de costume. Foi possível perceber um Cruzeiro com novo comandante, Rodrigo Campos, atuando no 4-4-2. Com Vanessinha e Duda mais avançadas, Capelinha e Carol por dentro, com Lucero e Vaz nas extremidades. Uma formação celeste um pouco diferente das apresentações anteriores, muito por conta das ausências de Mariana Santos e Eskerdinha suspensas. Além, claro, de ser um novo técnico com ideias diferentes.
O segundo gol do Corinthians não demorou a sair. Aos 9’ Andressinha bateu escanteio na cabeça de Gabi Nunes, que subiu mais que a zaga celeste e cabeceou firme para ampliar o marcador. O segundo gol pareceu acordar a equipe celeste que, também em bola parada, respondeu com Thamirys, mas a bola acertou o travessão de Kemelli.
Apesar do susto o Corinthians continuou no seu estilo, controlando as ações do jogo e ocupando o campo do adversário. Porém as paulistas também mostraram que são boas em transições. Bianca, que recebeu belo passe de Vic Albuquerque, invadiu a área e finalizou firme, mas a bola acabou acertando a trave direita de Mary Camilo.
Com 20’ minutos jogados o Corinthians permanecia com boa vantagem no placar, controlava o jogo e criava boas oportunidades de gols. O Cruzeiro, por sua vez, ficava pouco com a posse e buscava o jogo em transição, mas acabava parando na defesa bem postada do rival.
Após bola parada o Corinthians quase amplia o placar para 3 a 0, mas a finalização do ataque paulista não tomou o rumo do gol de Mary. O primeiro tempo acabou se mostrando todo das comandadas de Arthur, que com exceção da bola no travessão de Thamirys, não correu riscos e controlou o jogo.
O segundo tempo começou com as duas equipes não fazendo mudanças, retornando a campo com as mesmas 11 que iniciaram a partida, porém o Cruzeiro mudou a plataforma de jogo. Deixou de jogar no 4-4-2 e passou a jogar no 4-1-4-1. Capelinha ocupava o espaço entre as linhas de 4. Vanessinha passou a atuar ao lado de Carol por dentro e Duda passou a jogar mais adiantada.
Com a mudança as comandas de Rodrigo passaram a atuar mais compactas em seu campo defensivo. O Corinthians continuou com a posse, mas passou a administrar o placar e o desgastes. Não levando muito perigo ao gol de Mary.
Foi somente aos 10’ que a primeira oportunidade do segundo tempo surgiu. Paulinha aproveitou um erro na defesa do Cruzeiro e finalizou de primeira obrigando Mary a fazer boa intervenção. O volume paulista continuou. Aos 13’ Gabi Portilho fez boa jogada pela direita e achou, no ponto futuro, Gabi Nunes que finalizou desequilibrada perdendo boa oportunidade de ampliar o placar.
A chance mais clara do segundo tempo ficou por conta de Bianca, que recebeu pela esquerda e fez um cruzamento fechado. A bola ao invés de ganhar o caminho da área buscou o caminho do gol, acertando novamente a trave e se perdendo a linha de fundo.
O jogo continuou nessa toada. O Corinthians com a posse no campo do adversário e o Cruzeiro especulando nas bolas longas, foi aos 30’ da etapa final que surgiu a esperança celeste. Vanessinha recebeu uma bola longa nas costas da zaga paulista e disparou em velocidade, se antecipando a goleira Kemelli, que acabou derrubando a atacante celeste na área, pênalti. Duda foi para a cobrança e, de pé direito, bateu a meia altura no lado direito de Kemelli, que chegou a tocar na bola, mas não impediu o primeiro gol celeste. Com o gol do Cruzeiro imaginou-se que a equipe fosse se lançar ao ataque, mas o que se viu foi um experiente Corinthians ficando com a posse e controlando a partida.
O próximo compromisso das duas equipes é somente após a data FIFA. O Corinthians joga no dia 19, sábado, às 20 horas, no Parque São Jorge, diante do Minas Brasília. Já o Cruzeiro recebe no domingo, dia 20,às 17 horas, no SESC Venda Nova, o Bahia. Ambas as partidas acontecem no horário de Brasília.