Sinclair desperdiça pênalti e Canadá fica no empate sem gols com a Nigéria

Foto: Divulgação/ Twitter/ FIFAWWC

Canadá e Nigéria empatam sem gols no confronto que encerra a primeira rodada do grupo B

O Melbourne Rectangular Stadium foi o palco do duelo entre Canadá e Nigéria que encerrou a primeira rodada do grupo B. O confronto terminou com o empate sem gols e, com isso, canadenses e nigerianas iniciam a Copa do Mundo com apenas um ponto. Com o resultado, o Canadá enfrentará a Irlanda e a Nigéria jogará contra a Austrália, ambos os jogos serão válidos pela segunda rodada do grupo.

O jogo

O duelo entre Canadá e Nigéria começou com as canadenses buscando a iniciativa do confronto, ocupando o campo ofensivo e dominando as ações. Contudo, apesar do domínio inicial, a equipe canadense encontrou muita dificuldade para envolver a defesa nigeriana, que se portou muito bem e conseguiu impedir que chances claras de gols fossem criadas. 

A primeira chegada de perigo, portanto, aconteceu somente aos 9 minutos da etapa inicial. Lawrence achou belo passe para Sinclair, que finalizou de perna direita, mas a bola assustando a meta de Nnadozie. A superioridade canadense, aliado a postura mais cautelosa da Nigéria fez com que os primeiros 20 minutos de jogo fossem dominados pelo Canadá. 

Foi somente aos 22 minutos da primeira etapa que a Nigéria conseguiu ameaçar o gol de Sheridan. Após bela triangulação pelo meio do campo, Onumonu finalizou de fora da área e obrigou a goleira canadense a fazer ótima intervenção. O duelo, então, assumiu um caráter mais disputado, com as duas equipes buscando explorar os erros das adversárias para abrir vantagem no marcador. Entretanto, a boa postura defensiva das duas equipes, aliado a erros no último terço fizeram com que não houvesse chances claras de gols nos primeiros 30 minutos do confronto. 

A 10 minutos do fim da primeira etapa, Oshoala, acionada em profundidade, contou com erro da defesa do Canadá e saiu cara a cara com Sheridan. A atacante nigeriana driblou a goleira e rolou para o meio da área, mas a zaga canadense conseguiu se recuperar e impediu que a principal chance do primeiro tempo fosse convertida em gol. 

A exemplo da primeira etapa, os últimos 45 minutos começaram com um predomínio canadense. Logo aos 2 minutos, Sinclair foi derrubado por Ordega na área. Pênalti para o Canadá. A própria Sinclair foi para a cobrança, mas Nnadozie acertou o canto e manteve o placar inalterado. 

O pênalti defendido por Nnadozie deu a Nigéria mais confiança para ocupar o campo ofensivo. Tal postura fez com que o confronto ficasse mais aberto para as duas equipes que buscavam, quando tinham a bola, transitar em velocidade, mas sem muita efetividade. 

Aos 20 minutos da etapa complementar, Évelyne Viens recebeu na pequena área e, de primeira, finalizou em direção ao gol nigeriano, mas Nnadozie, bem posicionada fez a defesa. O confronto, então, permaneceu equilibrado com as duas equipes buscando o ataque durante os 25 minutos finais de jogo. Entretanto, a finalização das jogadas se mostrou um problema tanto para as canadenses quanto para as nigerianas. 

Já nos acréscimos do jogo, o Canadá pressionou a Nigéria em busca do gol que daria a equipe os três pontos na primeira rodada do Mundial. Este volume fez com que Abiodun chegasse atrasada em um disputa de bola com Lawrence na intermediária defensiva e fosse expulsa depois de consulta ao VAR. Com uma atleta a mais, o Canadá buscou pressionar ainda mais em busca do gol, mas não conseguiu criar chances claras de gols. Com isso, o placar do jogo permaneceu empatado em 0x0. 

Situação do grupo B

Com o empate entre Canadá e Nigéria, a primeira rodada do grupo B chegou ao fim. A Austrália é líder com três pontos, seguida por Canadá e Nigéria com um. A Irlanda é a lanterna do grupo com 0 pontos. Na próxima rodada, o Canadá recebe a Irlanda, às 09h no horário de Brasília, na quarta-feira (26). Já a Nigéria encara a Austrália na quinta-feira (27), às 07h. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.