Chega ser praticamente impossível falar da seleção sub-20 sem recordar da histórica campanha brasileira no Mundial da categoria realizado na Costa Rica em 2022. A medalha de bronze conquistada pela equipe comanda pelo técnico Jonas Urias, trouxe um mix de diferentes perspectivas e emoções ao ver o Brasil apresentar um futebol imponente diante de fortes adversários.
O lema Sempre Juntas, que ganhou uma grande proporção durante o Mundial, estampou a conquista brasileira se tornando uma verdadeira marca registrada dessa equipe. A busca por semear e trabalhar a identidade de um grupo unido e emancipado, começou desde quando o Jonas Urias e sua auxiliar Jéssica de Lima assumiram o comando da seleção em 2019.
Desta forma, a história do Sempre Juntas esta prestes a ganhar mais um capítulo, já que um novo ciclo da seleção brasileira sub-20 esta próximo de se iniciar. Com a convocação divulgada pela CBF no inicio deste mês, a primeira etapa de treinamentos acontecerá no CT Sorocaba Conventions Center, em Sorocaba (SP), entre os dias 13 a 22 de fevereiro.
Uma das novidades para o início deste ciclo ficou por conta do anúncio da Bia Vaz como nova auxiliar técnica da equipe brasileira. A ex-auxiliar de Pia Sundhage, assume o posto deixado pela Jéssica de Lima, que deixou a seleção em setembro do ano passado e atualmente é a comandante da Ferroviária.
A primeira convocação do Jonas Urias conta com um grupo de 26 atletas e o que mais chama atenção são os diferentes níveis experiências que o técnico conseguiu reunir nesta primeira lista.
Ao total sete jogadoras são remanescentes da conquista da medalha de bronze da última edição do Mundial, sendo elas: a lateral Ravena, as meias Gi Fernandes, Analuyza e Kaylaine Júnior, além das atacantes Priscila, Aline Gomes e Dudinha.
Já, dez atletas estiveram na equipe da Simone Jatobá que disputou, ano passado, o Mundial sub-17 na Índia. São elas as goleiras Leilane e Mariana Ribeiro, as defensoras Grazy, Guta e Luana Gusmão, a meia Carol Firmino e as atacantes Johnson, Rhaissa, Aline Gomes e Dudinha.
Esta etapa de preparação será o ponta pé inicial da caminhada da seleção sub-20 visando sua preparação para o Sul-americano da categoria, que garante vaga para o Mundial de 2024. Tanto o torneio qualificatório e a Copa do Mundo seguem sem data e país sede definido.
Confira a lista completa de convocadas:
Goleiras:
Ravena – Corinthians
Mari Zanella – Botafogo
Leilane – Ferroviária
Mariana Ribeiro – Internacional
Defensoras:
Carla Tays – Internacional
Grazy – Ferroviária
Guta – Internacional
Giovanna (Barraca) – São Paulo
Gabi Medeiros – São Paulo
Giselly – Corinthians
Ravena – São Paulo
Luana Gusmão – Ferroviária
Meias:
Anna Luiza Fernandes – Cruzeiro
Maiara – Sporting (Portugal)
Carol Firmino – São Paulo
Fernandes – Santos
Analuyza – Internacional
Kaylaine – Flamengo
Luiza Travassos – Marshall University (EUA)
Atacantes:
Aline Gomes – Ferroviária
Mari Fernandes – Flamengo
Rhaissa – Ferroviária
Johnson – Corinthians
Priscila – Internacional
Dudinha – São Paulo
Tainá Maranhão – Santos