Treinadora da Seleção sub-20 e campeã do Sul-Americano da categoria recentemente, foi uma das pessoas presentes na comitiva para a escolha da Copa do Mundo Feminina
O Brasil é o país-sede do próximo Mundial Feminino, que ocorre em 2027 e faz história ao ser o primeiro da América do Sul a receber o Torneio. Além de ser bem representativo para a modalidade, que chegou a ser proibida por quase 40 anos, pode ser algo que mude o patamar do futebol feminino.
Uma das jogadoras mais vencedoras com a camisa da Seleção Brasileira e treinadora da Seleção sub-20, Rosana Augusto foi uma das pessoas que esteve na comitiva do Brasil na Tailândia, onde ocorreu o 74º Congresso da FIFA e pode presenciar toda a emoção pela escolha do Brasil.
Antes de abandonar as chuteiras e ir para fora dos gramados, Rosana acompanhou este crescimento da modalidade, e, agora vê de forma positiva para as categorias de base este feito:
“Tem uma importância gigantesca em sediar uma Copa do Mundo de Futebol Feminino, pelo impacto positivo que pode causar na vida de crianças, meninas e mulheres que buscam diariamente espaço na sociedade. Além disso, ter o apoio da torcida é favorável para trazer mais motivação para o Brasil dentro de campo”, afirmou a treinadora.
Trabalhando na formação de novas atletas, Rosana diz ser muito positivo, pois as atletas podem ver um caminho em se tornar uma jogadora de futebol:
“Muitas vezes, os responsáveis não sabem se devem ou não incentivá-las à prática da modalidade. Sediar o evento, torna o futebol feminino mais atrativo para o público pela repercussão midiática que trará, o que pode ser um fator de mudança de conceito para se possam vislumbrar a carreira de atleta profissional de futebol para elas”, concluiu Rosana.
A comandante começa a partir da Data FIFA de maio, dos dias 27 de maio à 04 de junho, a preparação para o Mundial sub-20, que ocorre na Colômbia, entre os dias 31 de agosto à 22 de setembro, nas cidades de Bogotá, Medellín e Cali.
Para este período, a técnica Rosana convocou 23 atletas para dois amistosos na Espanha, nos dias 31 de maio e 03 de junho. Confira os nomes abaixo:
GOLEIRAS
Mari – Internacional
Rillary – Corinthians
Nanda Mayrink – América-MG
DEFENSORAS
Guta – UCF Soccer (EUA)
Ravena – São Paulo
Rebeca – Cruzeiro
Monique – Ferroviária
Duda Mineira- Corinthians
Carla – Internacional
Gi Fernandes – Corinthians
Ana Guimarães – Botafogo
MEIO-CAMPISTAS
Marzia – Internacional
Maiara – Sporting (POR)
Lara – IMG Academy (EUA)
Carol Firmino – Fluminense
Amaral – São Paulo
ATACANTES
Aline – Ferroviária
Ana Flávia – São Paulo
Milena – São Paulo
Tainá Maranhão – Palmeiras
Gisele – Grêmio
Vendito – Ferroviária