Com a criação de mais duas competições nesta temporada, tivemos muita emoção e velhos conhecidos com troféus
A temporada de 2022 do futebol femino chegou ao fim neste mês de dezembro e tivemos seis competições, sendo duas inéditas: a Supercopa do Brasil, que foi a primeira a ocorrer e o Brasileiro Feminino A3, uma nova divisão dentro da modalidade, fazendo com que tivéssemos 64 equipes em atividades, gerando reformulação no Brasileiro Feminino A2, que acabou diminuindo o número de equipes de 36 para 16.
O grande destaque ficou para o Corinthians, que ganhou dois títulos nacionais, o da Supercopa, de maneira invicta e o Brasileiro Feminino Neoenergia, mesmo com baixas durante o Torneio.
Veja os campeões nacionais:
Supercopa Feminina
Na primeira e uma das competições inéditas da temporada, o Corinthians venceu a Supercopa Feminina. Ao todo, 08 equipes participaram, já se iniciando nas quartas de final.
As Brabas do Timão venceram o Palmeiras por 3 a 0 no primeiro jogo, nas semifinais derrotaram o Real Brasília e na final, com destaque da goleira Lorena, venceram o Grêmio por 1 a 0. O Timão terminou a Supercopa com 100% de aproveitamento e seis gols feitos.
Veja a campanha do Timão:
Quartas de Final
Corinthians 3 x 0 Palmeiras
Semifinais
Corinthians 2 x 0 Real Brasília
Final
Corinthians 1 x 0 Grêmio
Brasileiro Feminino Neoenergia
Quatro vezes Corinthians. Pelo Brasileiro Feminino Neoenergia, deu mais uma vez Corinthians, pelo terceiro ano seguido. Em sua décima edição, o principal torneio de equipes do Brasil teve um início bem equilibrado, com o atual campeão terminando com a quarta melhor campanha na primeira fase.
Nas quartas de final, o Timão começou a mostrar ao que veio e acabou derrotando o Real Brasília nas quartas de final, o rival Palmeiras nas semifinais e na grande final, marcada por recorde de público nos dois jogos, o Timão derrotou o Internacional, pelo placar agregado de 4 a 2, levantando o segundo título na temporada e o quarto da competição, se isolando ainda mais como o time com mais troféus.
Brasileiro Feminino Binance A2
Primeiro título nordestino no Brasileiro Feminino A2. As Meninas do Vozão conquistaram o primeiro título nacional de sua história, derrotando o Athletico PR, sendo o sexto campeão diferente do Torneio.
O Ceará se classificou de maneira antecipada para as quartas de final, terminando como o melhor do grupo C, com 14 pontos. Nas quartas de final derrotou o JC, da Amazônia, pelo placar agregado de 8 a 3. Nas semifinais, derrotou o Real Ariquemes, de Rondônia, por 3 a 2 no agregado e na grande final, que contou com o maior público para um jogo do Brasileiro Feminino A2, mais de 28 mil torcedores lotaram a Arena da Baixada no primeiro jogo da final, derrotou o Athletico PR nos pênaltis por 3 a 1.
Brasileiro Feminino Binance A3
Com uma nova divisão dentro do futebol feminino brasileiro, o Taubaté, equipe do interior de São Paulo, conquistou o primeiro troféu da história e conseguiu voltar a disputar uma divisão nacional em 2022.
O Taubaté fez 10 jogos, somando 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota, sendo apenas na final, para o 3B, mas conseguiu reverter no segundo jogo, vencendo por 3 a 0.
Gurias Coloradas, campeãs nas categorias de base
Com a mudança realizada pela CBF, os dois campeonatos nacionais das categorias de base passaram a ser sub-17 e sub-20, para se adequar às seleções brasileiras de base e trazer mais competitividade.
Pelo Brasileiro Feminino sub-17, o antigo sub-16, as Gurias Coloradas se deram melhor e venceram na grande final as Sereinhas da Vila, pelo placar agregado de 3 a 1.
Pelo Brasileiro Feminino sub-20, as Gurias Coloradas também se deram bem e venceram o São Paulo na grande final, pelo placar de 4 a 2. Ao todo, foram 13 jogos disputados, com 10 vitórias e 46 gols.