Raio-X do Esquina #09: Vålerenga

Créditos imagem: Reprodução / Site Oficial Vålerenga

Ficha Técnica

Nome: Vålerenga Football Women

Cidade/País: Oslo, Noruega.

Fundação: 1982

Estádio: Intility Arena (16.555 lugares)

Títulos: 0

Capitã: Janni Thomsen

Técnico: Nils Lexerød

Projeção: Fase de grupos

Vålerenga Damer

Créditos imagem: Reprodução / Site Oficial Vålerenga

Fundado em 1982, o Vålerenga é uma das equipes mais tradicionais do futebol feminino norueguês. Mas apesar de seus mais de 40 anos na modalidade, foi somente a partir de 2020, após o plano de desenvolvimento da modalidade no clube – implementado em 2015 -, que a equipe alcançou suas primeiras conquistas nacionais. O Vålerenga é bicampeão da Toppserien (2020 e 2023) e bicampeão da Copa da Liga Norueguesa (2020 e 2021).

A equipe comandada por Nils Lexerød chega a Liga dos Campeões após superar o Farul Constanta, por 3 a 1, na primeira rodada eliminatória; e o Anderlecht, por 5 a 1, placar agregado, na segunda fase eliminatória.

O que esperar da equipe

O Vålerenga possui um plantel bem modesto em relação aos adversários do grupo C, mas aposta no jogo coletivo e no entrosamento do time para tentar surpreender. Ao contrário do que acontece na maioria das ligas das equipes do torneio, na Noruega a temporada começa em março, portanto, para as nórdicas, a temporada já está na reta final, o que deu ao time de Nils Lexerød bastante tempo para se encontrar após perder muitas atletas importantes na temporada 2023, seja por transferências ou lesões. Como foram os casos de Jalen Tompkins e Mimmi Löfwenius (eleita para seleção da temporada pela Toppserien), lesionadas; e Felícia Rogic – afastada devido período de gestação. E as defensoras Stine Pedersen, transferida para o Kansas City, e Ingibjörg Sigurðardótti, atualmente no Brøndby IF.

O time fez algumas contratações que logo se tornaram fundamentais, caso da meio campista Emma Stølen Godø, ex LSK Kvinner; da goleira Tove Enblom, ex  KIF Örebro; e das defensoras Iselin Sandnes Olsen, ex Lyn, e Sara Hørte, ex Rosenborg. Além disso, a equipe segue apostando na boa fase da artilheira Karina Saevik, eleita melhor jogadora do ano da Toppserien na temporada 2023, que possui passagens por Wolfsburg e PSG, e tem sido um nome recorrente na Seleção Norueguesa.

Time Base

Imagem gerada pelo aplicativo LINEUP11

Nils Lexerød gosta de postar sua equipe em 3-4-2-1, que às vezes vira um 3-4-3, onde uma das principais características do time é a pressão alta na saída de bola adversária. A equipe joga com passes curtos e rápidos, mas também explora bem suas alas com passes em profundidade. É comum vermos muitos passes da linha de fundo para a marca do pênalti, sempre procurando a referência de Karina Saevik. O jogo do time gira em torno da meio campista Olaug Tvedten, que se destaca por suas jogadas progressivas, boa leitura de jogo, capacidade para explorar espaços e antecipar jogadas . Tvedten costuma pisar muito na área adversária chegando como uma jogadora surpresa, seu bom aproveitamento em finalizações a torna uma das atletas mais perigosas da equipe.

A bola aérea defensiva, é o principal ponto fraco do time, que também demonstra muita dificuldade em transições e recomposições contra equipes com ataques velozes. Além disso, o jogo físico tende a ser o grande calcanhar de Aquiles do time na competição.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.