Presidente da CBF confirma a criação de uma espécie de Copinha Feminina

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em entrevista exclusiva para o portal Metrópoles, Ednaldo Rodrigues confirma um torneio sub-17 com início em dezembro deste ano

O portal Metrópoles Esportes realizou uma entrevista exclusiva com o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que foi divulgado na última quarta-feira, 29.

Dentre os temas abordados, o futebol feminino foi o que teve o maior destaque, principalmente pelo Brasil ser escolhido como sede da próxima Copa do Mundo Feminina e a evolução da modalidade nos últimos anos.

E uma novidade foi anunciada, pensando no investimento da modalidade no território nacional, uma espécie de Copinha Feminina, que deve reunir 32 equipes, da categoria sub-17, com atletas entre 15 e 17 anos, se iniciando em dezembro deste ano, mais precisamente no dia 15.

O intuito é que cada federação realize uma etapa da competição, e ao final do ano, durante as férias escolares, se tenha a etapa nacional, conforme Ednaldo destaca para o portal:

É o que a CBF coloca desde já é um projeto que no ano passado nós desenhamos. Para que possamos fazer uma competição sub-15 com meninas de 15 à 17 anos, 32 seleções de cada federação. E que essas 32 seleções disputem de forma nacional a competição para que naquele período de férias escolares possam estar jogando”, complementou o presidente da CBF.

Mais detalhes da competição devem ser divulgados em breve pela entidade do futebol brasileiro, pois neste momento, já temos uma outra competição sendo disputada em dezembro: a Copa São Paulo de Futebol Feminino, que ocorre desde o ano de 2023 e tem o Flamengo como o atual campeão.

Além disso, Ednaldo espera também que todas as equipes até a série D, a quarta divisão do futebol masculino, tenham times femininos, até o ano que vem:

Todos os clubes da série A têm (times femininos). Todos os clubes da série B também. Os clubes da série C também. E parte dos clubes da série D já têm futebol feminino. A gente espera que todos os clubes da série D- que são 64- quando chegar em 2025, possam ter também times femininos”, afirmou o presidente.

Lembrando que até o momento, temos 07 competições voltadas para o futebol feminino, sendo 04 das categorias principais (Supercopa Feminina, Brasileiro Feminino Neoenergia, Brasileiro Feminino Binance A2 e Brasileiro Feminino Binance A3) e 03 competições de base (Brasileiro Feminino sub-17 e Brasileiro Feminino sub-20, Liga de Desenvolvimento sub-14 e sub-16).

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Copinha Feminina: Internacional e Botafogo são os primeiros semifinalistas