PRÉ-JOGO: Brasil estreia hoje no Sul-americano sub-20

Brasil durante a última fase de treinamentos. Foto: Staff Images/CBF

E por fim a demora acabou! Hoje, sexta-feira (12), é o dia da estreia da seleção sub-20 no Campeonato Sul-americano da categoria, que esta sendo disputado no Equador. As comandas pela técnica Rosana Augusto, enfrentam o Chile, às 20h30, com transmissão do SporTV.

O Brasil chega para esta décima edição do Sul-americano como o forte candidato a defender o seu título, mas, na verdade, podemos dizer os seus títulos. Já que, a seleção brasileira venceu todas as nove edições anteriores.

Para isso, na estreia, o Brasil tem pela frente o Chile. O historial de enfretamentos dessas seleções aponta um forte favoritismo para o lado brasileiro. Em nove confrontos, em toda sua história, o Brasil tem nove vitórias, trinta gols marcados e apenas quatro sofridos.

Brasileiras festejam primeiro gol diante do Chile na Liga Evolução Conmebol em 2023.
Foto: Confederación Sudamericana de Fútbol

Recentemente, o último confronto entre essas duas seleções aconteceu na Liga Evolução Conmebol em 2023. Na ocasião, as brasileiras venceram o confronto pelo placar de 3×2, com gols de Tainá Maranhão, Natalia Vendito e Priscila.

Durante a sua preparação, para este torneio, o Brasil disputou dois amistosos em dezembro de 2023. No primeiro venceu a Bélgica por 3×1, com gols de Dudinha, duas vezes, e Giovana Canali. Já no segundo, empatou com a França por 1×1, gol de Pietra Tordin.

Para esta competição, o Brasil terá no comando a técnica Rosana Augusto, lendária jogadora da seleção, que, atualmente, esta à frente da sub-20 desde setembro do ano passado. Esta será a primeira vez que uma mulher comandará o Brasil neste torneio.

Rosana prepara a seleção para o seu primeiro grande desafio. Foto: Staff Images/CBF

O Brasil, para este Sul-americano, não irá contar com peças importantes como: Aline Gomes, Dudinha, Priscila e Tainá Maranhão. As atletas não foram liberadas por seus clubes, já que a competição não esta sendo disputada em uma data FIFA.

Todavia, a treinadora conseguiu trazer atletas experientes para este elenco. As defensoras Guta, Grazy e Rebeca, as meio-campistas Lara Dantas e Carol Firmino e a atacante Ana Flávia, que estiveram no último Mundial sub-17. Além de contar com a experiência da polivalente Gi Fernandes, que foi medalhista de bronze do último Mundial sub-20.

O Brasil compõe o grupo B do Sul-americano sub-20. Dando início na sua caminhada na competição com este confronto diante do Chile. Já no domingo (14), enfrenta a Bolívia e na quinta-feira (18) a seleção da Venezuela. Fechando a fase de grupos, o Brasil medirá forças contra a Colômbia no sábado (20). Todos os jogos da seleção brasileira acontecerão às 20h30 (Hora de Brasília).

Este Sul-americano oferta quatro vagas para o Mundial da categoria que será realizado na Colômbia, entre os meses de agosto e setembro deste ano.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.