Por: Bruno Bezerra
O Estádio De Vijverberg em Doetinchem receberá o jogo de abertura do Grupo D da Eurocopa entre Portugal e Espanha. A arbitragem será da sueca Pernilla Larsson.
Confiram algumas declarações de treinadores e jogadoras antes dessa partida:
É a primeira vez que estamos numa grande competição, é o que queríamos e sonhamos – estamos muito felizes por estar aqui. Sem dúvidas é um momento histórico. Há pressões, é claro, pois queremos ser competitivas, pensamos um jogo de cada vez e diante da Espanha, temos um país com grandes jogadoras e técnica, mas trabalhamos para dignificar a nossa camisa e daremos o nosso melhor. (Claudia Neto, jogadora de Portugal)
Elas (espanholas) gostam de ter posse, marcam a saída de bola e sabemos que haverá períodos do jogo em que não temos a bola. Precisamos assumir nossas chances, estar concentrado em 100%, procurar pontos fracos delas e criar chances com objetividade. (Francisco Neto, treinador de Portugal)
Enfrentamos a seleção de Portugal na fase de qualificação, mas será um confronto completamente diferente. Elas tem jogadoras como Claudia Neto, com experiência e qualidade. (Marta Torrejón, jogadora da Espanha)
Todas as jogadoras tem a chance de jogar, pois estão todas no nível requerido. É um sinal da boa dinâmica do grupo e que qualquer um deles pode entrar na equipe a qualquer momento. Saberemos que será um jogo difícil contra Portugal e que será um jogo bem mais difícil que o que tivemos nas Eliminatórias. (Jorge Vilda, treinador da Espanha)
Outras curiosidades sofre o confronto:
- Os rivais ibéricos nunca se conheceram competitivamente antes de se juntarem na fase de qualificação para o UEFA EURO Feminino 2017.
- As equipes se encontraram anteriormente duas vezes em amistosos. Em 5 de fevereiro de 1994, a Espanha venceu por 1-0 em Chaves, mas exatamente 11 anos Portugal vencia pelo mesmo placar. Em quatro confrontos, são três vitórias espanholas e uma portuguesa.
A partida terá transmissão à partir das 13h aqui no Brasil pelo canal Sportv 3.