Na última quarta-feira (5), Vitória e Lusaca se enfrentaram em partida válida pela ida da final do Baiano Feminino, no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari. A partida terminou empatada em 0 a 0 e as equipes decidem o título no próximo sábado (8), às 15h10 (horário local), no Barradão. Quem vencer na grande final fica com o título, já em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.
Campeão em 2016, o Vitória terá um importante desfalque para o jogo da volta da final. A atacante Roqueline recebeu cartão vermelho já aos 46 minutos do segundo tempo e não joga a decisão. Artilheira da Estadual com 21 gols, a atacante Valeria, que integrou a Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial da categoria, em agosto, é a grande esperança rubro-negra na decisão.
Atual campeã baiano, a Lusaca se tornará o time de futebol feminino do Bahia a partir de janeiro de 2019. O acordo foi firmado em novembro, desta forma, a final da competição é uma prévia dos Ba-Vi pelo estadual na próxima temporada.
Vitória e Lusaca não tiveram muitas dificuldades e chegaram de forma invicta até a final. Enquanto as meninas do Lusaca conquistaram seis vitórias e dois empates marcando 21 gols marcados. O Vitória, por sua vez, é o dono da melhor campanha com 100% de aproveitamento, sendo oito vitórias e impressionantes 86 gols marcados.