A final do Campeonato Pernambucano colocará frente a frente Sport e Vitória das Tabocas/Santa Cruz, os dois maiores campeões da competição com sete títulos cada. Neste ano, um dos clubes ficará hegemônico no futebol feminino em Pernambuco. Invictas na competição, as equipes decidem o título em jogo único, no próximo domingo (8), às 15h, na Ilha do Retiro, com mando de campo do Sport, dono melhor campanha da fase de grupos (empatado em pontos com o Vitória, mas superior no saldo de gols).
Para chegar as finais, Sport e Vitória/Santa Cruz tiveram que passar por Íbis e Náutico, respectivamente. Agora, as alvirrubras e as meninas do Pássaro Preto duelarão pelo terceiro lugar, também no domingo, no Ademir Cunha, às 10h, valendo vaga na A-2 do Brasileiro do próximo ano, já que as duas equipes finalistas já estão garantidas na competição por terem sidas rebaixadas na Série A-1.
Após um empate em 1 a 1 nos Aflitos na partida de ida, Vitória/Santa Cruz e Náutico se enfrentaram no Arruda, no último domingo (1), para definir o primeiro finalista. As donas da casas conseguiram o triunfo por 3 a 1, assegurando a vaga na final. Aos 29 minutos da primeira etapa, Nadine abriu o placar para o Vitória/Santa Cruz. Ainda no primeiro tempo, aos 48, Lana ampliou, de pênalti. Aos 17 da segunda etapa, o Náutico esboçou uma reação com um gol marcado por Ana Popó. Já aos 54 minutos, Dani Rezende, de falta, deu números finais ao jogo e definiu a classificação do Vitória/Santa Cruz a final do Pernambucano.
No outro duelo, Sport e Íbis que haviam empatado em 0 a 0 na partida de ida se enfrentaram no Ademir Cunha, em Paulista. No jogo de volta, vitória tranquila do Sport por 3 a 0 e a vaga garantida para defender o atual bicampeonato. A vitória foi construída com um hat-trick da meia-atacante Esterfany, que marcou aos 25 e 37 da primeira etapa e aos 10 do segundo tempo.
Na grande final, Sport e Vitória/Santa Cruz terão a chance de salvar uma trágica temporada, já que as duas equipes caíram da elite nacional do futebol feminino e no próximo ano terão que lutar para voltar a principal competição nacional na modalidade. O Sport lutará pelo tricampeonato invicto, chegaria ao oitavo título e se tornaria o maior campeão estadual deixando o próprio rival para trás. O Vitória, que se juntou neste ano ao Santa Cruz, se tornou heptacampeão invicto de 2010 até 2017 e quer recuperar sua hegemonia.
Retrospecto: Neste ano, as duas equipes se enfrentaram duas vezes. No dia 30 de junho, em partida válida pela fase de grupos do Pernambucano empate em 0 a 0, no Estádio Barbosão, em Chã Grande. Já no dia 28 de julho, o duelo foi válido pelo Brasileirão e o Vitória/Santa Cruz levou a melhor com uma goleada por 5 a 1, também no Barbosão.
Campanhas no Estadual: Em sete jogos, o Sport venceu cinco e empatou dois, marcando 29 gols e sofrendo apenas um, sendo a melhor defesa da competição. O Vitória/Santa Cruz tem campanha semelhante. Ao todo, também foram sete jogos disputados, sendo cinco vitórias e dois empates. As tricolores são as donas do melhor ataque do Estadual com 32 gols marcados e sofreram seis gols.
Homenagem: A edição do Campeonato Pernambuco Feminino deste ano, que leva o nome de Troféu “Garra da Mulher Pernambucana”, homenageia a jornalista Graça Araújo, um dos grandes nomes do jornalismo pernambucano, que faleceu no dia 8 de setembro de 2018, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).