Além das Palestrinas e das paraguaias, Universidad de Chile estreia com o pé direito em um gol duvidoso e Atlético Nacional marca dois belos gols
E foi dada a largada para a décima quinta edição da Libertadores Feminina na Colômbia nesta quinta-feira, 05 de outubro. As partidas foram disputadas nas cidades de Cali e Bogotá e tivemos jogos com muitos gols e surpresas.
Dentre elas, a derrota de uma das equipes anfitriãs, o Independente Santa Fé, que sofreu a virada do Olímpia, do Paraguai, comandado por Liz Peña. Além disso, Amanda Gutierres fez história pelas Palestrinas e Poliana mostou porque é conhecida como a Senhora Libertadores. Perdeu algum jogo, veja um resumo dos jogos abaixo:
GRUPO A
PALMEIRAS (BRA) 5 X 0 BARCELONA (EQU)
As atuais campeãs do torneio começam com o pé direito na edição de 2023. Em Cali, as Palestrinas enfrentaram o estreante Barcelona, de Madelen Riera e venceram por 5 a 0, com a maioria dos gols saindo na segunda etapa da partida.
As Palestrinas foram superiores durante a maior parte do jogo, mas tiveram dificuldades de finalização, principalmente nos minutos iniciais. A bola chegou a entrar aos 11 minutos, em lance de Bia Zaneratto, contudo, a arbitragem anulou e somente aos 32 minutos que o Palmeiras abriu o placar, com Poliana, que, além de marcar o primeiro gol alviverde, fez o primeiro da edição de 2023 da Libertadores Feminina.
Na segunda etapa, um pouco mais tranquilas e com poucas chances perigosas, o Palmeiras marcou mais quatro gols: primeiro com Bia Zaneratto, de pênalti, aos cinco minutos, Amanda Gutierres fez o terceiro aos 21, Katrine abriu a goleada aos 31 minutos e Leticia deu números finais nos acréscimos.
A Camisa 08 Palestrina, Amanda Gutierres fez história: chegou aos 22 gols em 27 partidas, igualando a marca de Bia Zaneratto na temporada de 2022, que tinha chegado ao mesmo número de gols, contudo, em um maior número de jogos (38).
Veja os melhores momentos:
CARACAS FC (VEN) 0 X 3 ATLÉTICO NACIONAL (COL)
Estreando na competição em parceria com o tradicional Formas Íntimas, o Atlético Nacional venceu o Caracas, da Venezuela, pelo placar de 3 a 0, com gols de Manuela González, Daniela Montoya, um dos grandes destaques da partida e Rincon, que deu números finais à partida.
Como anda a situação do grupo A?
Com os triunfos desta primeira rodada, o Palmeiras é o líder, seguido do Atlético Nacional, que tem os mesmos 03 pontos, em caso de vitória de Palmeiras e Atlético na segunda rodada, as duas equipes se classificam de forma antecipada para as quartas de final.
As Palestrinas enfrentam o Caracas, no dia 08, às 17h e o Atlético Nacional entra em campo no mesmo dia, só que um pouco mais tarde, às 19h30.
GRUPO B
UNIVERSITÁRIO (PER) 0 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE (CHI)
Em uma partida dominada pelas peruanas, quem saiu com os primeiros 3 pontos no grupo foram as chilenas, que venceram por 1 a 0, em gol marcado por Vecca, aos 14 minutos do segundo tempo, contudo, foi um feito totalmente duvidoso, como a primeira fase não tem a tecnologia do VAR, a arbitragem acabou validando.
IND. SANTA FÉ (COL) 1 X 2 OLÍMPIA (PAR)
Diante de cinco mil torcedores, o Olímpia conseguiu uma vitória importante e emocionante diante das anfitriãs do Torneio. Quem chegou a abrir o placar foram as colombianas, com Diana Celis, aos 31 minutos, mas Griselda Garay, empatou ainda no primeiro tempo e Amada Peralta virou o placar e garantiu os primeiros 03 pontos do Olímpia.
Como anda a situação do grupo B?
Universidad de Chile e Olímpia agora podem começar a pensar na classificação, contudo, se enfrentam na próxima rodada, em uma partida que vale seis pontos. Já Independente Santa Fé e Universitário vão em busca da primeira vitória, para embolar a situação do grupo.