Com uma atleta a menos durante 30 minutos, Inglaterra consegue segurar a pressão nigeriana e, através dos pênaltis, avançar às quartas de final do Mundial.
Na manhã desta segunda-feira (07), Inglaterra e Nigéria se enfrentaram no Suncorp Stadium, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. O duelo terminou empatado no tempo regulamentar e a decisão acabou indo para os pênaltis. Nas penalidades, as inglesas levaram a melhor por 4×2 e se classificaram para as quartas de final do Mundial.
Agora a Inglaterra espera o vencedor de Colômbia e Jamaica, que se enfrentam na terça-feira (08), às 05h, para saber quem será seu adversário na próxima fase da competição. O confronto das quartas de final está previsto para acontecer no sábado (12), às 07:30h.
O jogo
O duelo começou equilibrado com as duas equipes buscando o ataque. Entretanto, erros no último terço de campo impediram que chances claras de gols fossem criadas. Foi, então, somente aos 16 minutos que uma oportunidade de gol surgiu. Plumptre aproveitou sobra da defesa inglesa e, de fora da área, mandou um belo chute que explodiu no travessão de Earps. No rebote, Kanu tentou tirar o zero do placar, mas a finalização acabou parando na zaga inglesa. Não demorou para que as inglesas respondessem. Russo aproveitou erro defensivo da Nigéria e, de fora da área, obrigou Nnadozie a fazer ótima defesa.
Já na reta final da primeira etapa, a árbitra da partida assinalou pênalti em favor da Inglaterra. Entretanto, com o auxílio do VAR, a penalidade acabou não sendo marcada. A Nigéria, então, buscou responder e, aos 36 minutos, levou perigo a defesa inglesa, mas as finalizações acabaram travadas e não ganharam o caminho do gol.
A segunda etapa iniciou com a Nigéria pressionando e, logo aos 2 minutos, Kanu cabeceou com perigo e quase tirou o zero do marcador. Entretanto, a finalização acabou acertando o travessão de Earps e se perdeu em linha de fundo. A primeira chegada de perigo da Inglaterra no segundo tempo veio somente aos 15 minutos, com Daly aproveitando cruzamento vindo da direita. Porém, a finalização acabou não ganhando o caminho do gol e se perdeu em linha de fundo.
O equilíbrio na partida se mostrou presente e, com isso, as chances de gols se mostraram escassas. Com isso, uma nova oportunidade de gol saiu somente aos 30 minutos da etapa complementar com Daly, de cabeça. Entretanto, Nnadozie mostrou muita qualidade e conseguiu fazer a defesa para manter o confronto empatado em 0x0.
Faltando 7 minutos para o fim da partida, Lauren James pisou na adversária e acabou sendo expulsa da partida. Com uma atleta a mais na prorrogação, a Nigéria passou a ficar mais com a posse de bola, enquanto a Inglaterra apostou nos contragolpes para tentar tirar o zero do placar. Entretanto, erros no último terço de campo, somado ao cansaço das duas equipes fizeram com que a prorrogação terminasse sem que o placar fosse alterado. Com isso a decisão das oitavas de final foi para os pênaltis.
Nas penalidades
Com o placar empatado em 0x0 no fim da prorrogação a decisão das oitavas de final foi para os pênaltis. Nas cobranças, as inglesas levaram a melhor e eliminaram as nigerianas pelo placar de 4×2 e, com isso, se classificaram para as quartas de final.
As primeiras cobranças de Inglaterra e Nigéria foram muito parecidas e tiveram o mesmo desfecho. Tanto Stanway quanto Oparanozie finalizaram à direita do gol e, por tanto, desperdiçaram suas penalidades. Na segunda rodada das cobranças, Bethany England optou por uma batida de segurança para colocar a Inglaterra à frente do marcador. Por outro lado, Alozie finalizou com muita força e acabou isolando a segunda penalidade nigeriana.
Daly foi a responsável pela terceira cobrança da Inglaterra e, com uma batida de muita categoria, ampliou a vantagem inglesa. Coube, então, a Ajibade a missão de tentar diminuir o marcador e, com uma cobrança de segurança, no meio do gol, marcou o primeiro da Nigéria nas penalidades.
A quarta cobrança inglesa ficou a cargo de Greenwood. A camisa 5 demonstrou muita qualidade e deslocou a goleira Nnadozie para deixar a Inglaterra mais próxima da classificação. Coube a Ucheibe a missão de marcar para manter a Nigéria viva no confronto. A nigeriana, portanto, com muita categoria, marcou e manteve a Nigéria viva em busca da vaga.
Entretanto, as nigerianas precisariam que a Inglaterra desperdice sua cobrança para ter a chance de igualar o marcador. Entretanto, Chloe Kelly com uma batida firme, no ângulo de Nnadozie decretou a classificação inglesa as quartas de final do Mundial.
A espera do adversário
Com a classificação assegurada, a Inglaterra aguarda o vencedor de Colômbia e Jamaica para saber quem será o adversário das quartas de final da Copa do Mundo Feminina. O confronto da próxima fase está previsto para acontecer no próximo sábado (12), às 07:30h. Colômbia e Jamaica se enfrentam nesta terça-feira (08), às 05h.