Corinthians e Ferroviária fizeram neste domingo, 29, a grande final do Campeonato Brasileiro Feminino A1 2019. Dois times que viveram anos opostos. Ao Corinthians um ano para nunca se esquecer, foram recordes e mais recordes sendo quebrados. O time ganhou o Brasil pelo futebol envolvente e carisma. Virou assunto mundial. A equipe a ser batida.
Do outro lado, a realidade era outra. A Ferroviária precisou se reinventar durante toda a competição. Foi uma caminhada dura até chegar novamente a uma final, a última havia sido em 2014, ano que foi campeã. Um time que não desiste nunca, e tem como principal arma a tradição e a garra. Durante este mesmo ano, havia tomado algumas goleadas para esse mesmo Corinthians. O retrospecto recente não era favorável. Foram 2×0, 4×0, 3×1, 4×0, 1×1 e 5×1 nos duelos de campeonato brasileiro e campeonato paulista. Mas as guerreiras grenás não se entregam e jamais deixam de acreditar.
Assim, as duas equipes tinham os ingredientes para uma grande final. Um jogo para coroar o melhor ano do futebol feminino no Brasil.
O primeiro tempo
A partida começou com o Corinthians pressionando já nos primeiros minutos, impulsionadas por sua torcida as alvinegras do parque São Jorge não deixaram o adversário respirar. Já aos 5 minutos, Tamires cobra escanteio na área e pardal sobe pra desviar. A bola vai na trave e em seguida a goleira Luciana afasta com as pontas dos dedos.
Aos 22 minutos Gabi Zanotti encontra Milene sozinha na área, que chuta prensado e a goleira Luciana defende com o pé esquerdo. Na sequência, Tamires chuta mascado e Luciana encaixa a bola.
Aos 26 minutos, grande troca de passes entre Giovana Crivelari e Vic Albuquerque que chuta rasteiro e a bola passa perto do gol da Ferroviária. A resposta da Ferroviária veio aos 29 minutos nos pés de Aline Milene. Sempre ela. Recebeu boa bola de Barrinha, limpou bonito a marcadora e chutou forte, para grande defesa de Lelê em dois tempos.
Aos 37 minutos, Giovana Crivelari ganha disputa de bola na área e rola para Milene bater forte para o gol. Luciana faz grande defesa e manda pra lateral. E ficou assim no primeiro tempo. Corinthians 0x0 Ferroviária.
O segundo tempo
No segundo tempo, o jogo começou elétrico. Mais uma vez o Corinthians foi pra cima. Buscando sempre abrir o placar. Com 3 minutos de jogo, a defesa da Ferroviária afasta mal e Giovana Crivelari cabeceia para o gol, a bola passa muito perto.
Aos 24 minutos, Tamires faz grande jogada e toca pra Milene, que livre de marcação chuta cruzado, a bola passa rente a trave da Ferroviária e vai pra fora. Aos 37 minutos Milene recebe lançamento em profundidade e chuta cruzado, a bola passa perto da trave da “ferrinha” e vai pra fora. O jogo seguiu com o Corinthians pressionando e tendo boas chances, mas parou em grande atuação da goleira Luciana.
Pênaltis
A partida terminou 0x0 no tempo normal, 1×1 no placar agregado, e foi para os pênaltis. Mais uma vez, Luciana apareceu para fazer boa defesa e ajudar seu time a conquistar o bicampeonato.
Vic Albuquerque, Gabi Zanotti, Luana e Aline Milene converteram as primeiras cobranças. Tamires parou em Luciana, e Andreia converteu a cobrança para colocar a Ferroviária na frente. Ingryd mandou pra fora. E Gessica marcou o gol do título.
Festa das guerreiras grenás. Que pela segunda vez na história levantaram o troféu de campeãs. A primeira equipe bi campeã do Campeonato Brasileiro Feminino A1, é a Ferroviária de Araraquara.
Veja melhores momentos e pênaltis:
Ficha Técnica
Corinthians x Ferroviária
Árbitra: Regildenia de H. Moura
Local: Parque São Jorge, São Paulo – São Paulo.
Data: 29/09/2019
Horário: 14:00hs
Escalações:
Corinthians: Lelê, Juliete, Mimi, Pardal, Paulinha, Érika(Ingryd), Gabi Zanotti, Tamires, Giovana Crivelari(Grazi), Millene e Victória Albuquerque.
Téc: Arthur Elias.
Ferroviária: Luciana, Gessica, Luana, Andreia, Barrinha, Carol Tavares(Kamilla), Maglia, Rafa Andrade, Rafa Mineira, Aline Milene e Nenê.
Téc: Tatiele Silveira