Ñañas é uma das equipes mais jovens do Equador. O clube foi fundando em 2016 pela jogadora Fernanda Vásconez e desponta como um dos projetos mais promissores do futebol feminino equatoriano.
A história deste clube é bastante interessante e inspiradora. A equipe nasce
através da necessidade de abrir espaços para que as mulheres pudessem se desenvolver no âmbito esportivo e, também, no pessoal. Em entrevistas, Fernanda Vásconez diz que a idealização deste projeto veio de muito tempo atrás, pois para se alcançar os êxitos é preciso ter um planejamento muito bem feito.
Dentro de campo, a equipe colhes os louros de uma boa administração. O clube conseguiu o acesso para a primeira divisão já em 2016 e, consequentemente, no ano seguinte, temporada 2017-18, fez sua estreia na série A e conquistou o vice-campeonato da competição. Nesta temporada o clube, mais uma vez, ficou com o vice da competição, perdendo para o Deportivo Cuenca na final.
A craque do time é a jovem atacante Yosneidy Zambrano de 22 anos. A venezuelana, que teve grande destaque em suas passagens pelas seleções de base de seu país, está no Club Ñañas desde 2018 e nas duas temporadas que disputou foi a artilheira da equipe somando impressionantes 41 gols.
Outras jogadoras a se observar são as atacantes Kaira Houser e Carina Caicedo.
Data de criação: 01/02/2016
Nível de competitividade: 1,5 / 5
Como se classificou para a Libertadores: Vice-campeã equatoriano 2019
Número de participações: Estreante
Craque do time: Yosneidy Zambrano
Projeção na competição: Não deve passar da 1ª fase