Minas ICESP faz um belíssimo jogo, porém Cristiane e Ketlen, que marcou seu 100º gol, garantem a vitória por 2 a 0 para a equipe santista.
A equipe do Santos recebeu o Minas ICESP pela nona rodada do campeonato brasileiro, o jogo aconteceu na Arena Barueri. O confronto foi marcado por uma disputa muito equilibrada entre as duas equipes, boas oportunidades de gols e muita velocidade deram o ritmo a partida, que teve como resultado vitória da equipe santista por 2 a 0. Com o placar final as Sereias da vila, como são conhecidas, assumiram a liderança da competição com 24 pontos, mesma pontuação do Corinthians, mas as Sereias levam vantagem no saldo de gols com dezenove bolas na rede.
O primeiro tempo como um todo foi bastante tático e equilibrado, com o Minas levando vantagem. Os primeiros minutos foram marcados por um Santos tentando se impor dentro de casa, buscando ocupar o campo adversário para realizar um jogo mais associativo onde suas atacantes visavam dar profundidade criando assim espaços entre as linhas defensivas do Minas, mas alguns erros de passes além do bom posicionamento defensivo da equipe adversária impediram que o Santos tivesse sucesso. O Minas, por sua vez, usava como arma o contra ataque rápido com Katrine, Robinha e Pelé para levar perigo ao gol de Nicole, que foi obrigada a fazer boas intervenções para manter o zero no placar.
O segundo tempo começou com a equipe santista um pouco melhor, cuidando mais da posse e errando menos no terço final. Aos 17 minutos do segundo tempo, após escanteio batido na área, Tayla desvia a bola pro meio para Cristiane que tirou a goleira Thaís da jogada e marcou o primeiro gol da partida. Após o gol sofrido a equipe do Minas não se abalou e continuou indo pra cima das Sereias criando boas oportunidades, aos vinte e dois minutos da etapa final uma finalização de fora da área da equipe do minas terminou em mão na bola dentro da área, mas o árbitro Pietro Dimitrof errou ao marcar apenas falta. A equipe comandada por Rodrigo Campos não se abalou com o acontecido e continuou pressionando, Katrine bem que tentou empatar, mas a trave não deixou que isso acontecesse.
Faltando dez minutos para o fim da partida a jogadora Analuyza, do Santos, deu uma entrada dura em Suzana e acabou sendo expulsa, com isso o técnico Guilherme Giudice optou por fazer duas linhas de quatro para conseguir inibir o ímpeto da equipe do Minas. Após contra ataque rápido, uma dividida na entrada da área fez com que a bola sobrasse para Ketlen que não perdoou e definiu o placar em 2 a 0 para as Sereia da vila. Com o segundo gol da partida Ketlen chegou a incrível marca de 100 gols com a camisa santista, entrando pra história do clube como a primeira mulher a assumir essa marca. Depois do jogo Ketlen falou a respeito do centésimo gol “Eu estou muito feliz por fazer história no Santos como a primeira atleta a chagar ao gol cem. É uma emoção muito grande fazer gols com a camisa do Santos que é o clube que me revelou.”
Após a partida o técnico do Minas, Rodrigo campos, comentou sobre a estratégia utilizada para o jogo “Entramos nessa partida com uma estratégia muito bem definida, sabíamos que teríamos que ter maturidade na fase defensiva, para suportar as ações das adversárias, e tivemos. Conseguimos criar adversidades as adversárias em todos os momentos do jogo, mas infelizmente não conseguimos aproveitar as oportunidades criadas.” O técnico do Santos Guilherme Giudice também falou após a partida “O fator cansaço acabou pesando, mas não podemos creditar a atuação de hoje somente a isso. A equipe do minas fez uma boa partida, conseguiu anular alguns pontos nossos, algumas estratégia que tínhamos treinado pra usar contra elas.”
O próximo compromisso das equipes é somente após o período de treinamento da seleção brasileira principal e sub -20. O Santos visita a equipe do Palmeiras em clássico que marca a décima rodada, já o Minas recebe o São José.
Por Christian Maia