A última rodada da Liga Iberdrola trouxe uma das maiores surpresas da temporada: o tropeço da forte equipe do Barcelona contra o Santa Teresa, o oitavo colocado na competição. A derrota das catalãs por 2-0 em Badajoz ocasionou ao líder Atlético de Madrid aumentar a distância para quatro pontos em relação às rivais blaugranas.
O tropeço do forte plantel treinado por Xavi Llorens em terras estremenhas foi fruto de uma combinação de diversos fatores. O campo do El Vivero, com grama artificial, dificultou bastante a movimentação da bola e as jogadas, sendo um empecilho para as jogadoras do Barça durante o jogo. O time do Santa Teresa também demonstrou muito controle jogando em casa. Houve um nó tático no meio campo azul-grená, que sofria com a falta de Alexia, improvisada para cobrir a ausência de Jenni Hermoso.
Consequentemente, o sistema ofensivo do Barcelona — um dos grandes problemas da equipe — não foi objetivo nem eficiente. Organizado, o Santa Teresa não deixou de pressionar as catalãs até conseguir o gol, aos 27’, marcado pela jovem zagueira Maddi, ex-Athletic de Bilbao, após erro na saída da goleira Rafols. O segundo veio aos 78’, da meia Chica. O notável nervosismo das jogadoras do clube catalão também foi crucial para selar o destino do confronto, diante aos vários torcedores estremenhos presentes.
Na coletiva pós-jogo, a centro-campista Chica, autora do segundo gol, afirmou: “A vitória significa muito. Antes do jogo, disse a minhas companheiras que não podíamos ser superadas na vontade”. Os três pontos foram muito importantes para o clube de Badajoz, e uma motivação extra para o embate contra o Betis em Sevilha, no dia 11.
Com esse resultado, o Atleti ampliou a vantagem na primeira colocação, com quatro pontos a mais do que o Barcelona. O Levante, terceiro colocado, respira aliviado por manter a desvantagem em seis pontos em relação às catalãs, após perder em casa para o Rayo Vallecano. O Santa, por sua vez, continua na cola do Rayo, atrás apenas no saldo de gols.
Confira como ficou a tabela do Campeonato Espanhol nessa 17ª rodada: