Na noite de ontem (13), a Dimayor, entidade que organiza a competição, apresentou uma parceria que vai viabilizar a transmissão de todos os jogos da Liga Feminina Colombiana pela primeira vez na história.
O futebol feminino profissional tem uma novidade que promete ampliar a visibilidade da modalidade no país: Cerveza Aguila (patrocinadora), Win Sports (canal de TV) e Dimayor (organizadora) anunciaram uma grande aliança para a transmissão de todas as partidas da 5° edição da Liga Feminina Colombiana.
Com isso, a Colômbia torna-se o terceiro país sulamericano a transmitir 100% das partidas da sua liga nacional. O Brasil, através da plataforma Eleven Sports, e o Peru, através do canal fechado Movistar, também possuem todas as partidas transmitidas. A novidade é que a Liga Colombiana também será transmitida pelo Facebook e YouTube da patrocinadora, de forma aberta e gratuita.
Além das transmissões das partidas, nas plataformas da Cerveza Aguila, o público também poderá desfrutar de conteúdos digitais sobre o trabalho das jogadoras, seus perfis, histórias e estatísticas completas das partidas da liga, no mesmo formato já produzido para a liga masculina. O modelo também será parecido com o da Liga MX Femenil (México).
Angélica Alvarado, diretora de marca da Cerveza Aguila, afirmou que “nossa marca acredita na equidade de gênero e sobretudo no futebol como agente de transformação”. Já Fernando Jaramillo, presidente da Dimayor, se manifestou dizendo: “É um esforço de todos para amplificar as transmissões e massificar a audiência, fazendo chegar a todos os grupos interessados na modalidade.”
A Liga Feminina Colombiana iniciou no último dia 10, após 7 meses sem qualquer partida oficial. O América de Cali, que eliminou o Corinthians na última Libertadores Feminina, abriu com derrota por 4×2 diante do Independiente Medellín. O Santa Fé, outro representante colombiano no torneio continental, ainda não estreou.
Aumentar o número de partidas transmitidas faz parte da Estratégia Para o Futebol Feminino, organizado pela FIFA para todos os seus membros. O objetivo é ampliar o interesse das marcas na modalidade, aumentando o investimento e a receita dos clubes.