Estados Unidos fecha o pódio, ficando com o bronze
E temos um medalhista de ouro inédito nos Jogos Pan-Americanos. Pela disputa da Medalha de ouro, realizada na última sexta-feira, 03, o México venceu o Chile, pelo placar de 1 a 0, com gol marcado por Rebeca Bernal.
Com o resultado, as mexicanas terminam a competição com uma campanha perfeita: são 05 vitórias em 05 jogos, 17 gols marcados e apenas um sofrido.
Apesar de ter sido a primeira medalha de ouro do México no futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos, a seleção é uma das que mais conquistou medalhas na modalidade: das 07 edições realizadas, as mexicanas ficaram no pódio em 05 delas, sendo uma prata em 1999 e bronze em 2003, 2011 e 2015.
Como foi o jogo?
O Chile contou com um grande desfalque para esta final: a goleira Endler, que anunciou a sua aposentadoria da La Roja após a classificação para a decisão. Por não ser uma competição organizada pela FIFA, as jogadoras não conseguiram ficar após a o encerramento da Data FIFA, na última terça-feira, 31, fazendo com que as chilenas entrassem com uma goleira improvisada, María José Urrutia.
As mexicanas aproveitaram da fragilidade das chilenas para pressionar e tentar abrir o marcador, o que ocorreu aos 29 minutos, com Rebeca Bernal. La Roja até tentou, mas não teve sucesso, indo para o intervalo em desvantagem.
Na etapa complementar, o Chile até tentou pressionar, mas quem conseguia chegar com mais perigo foram as mexicanas, mas tiveram muitos erros de finalização, terminando a partida em 1 a 0.
Estados Unidos termina com o bronze
Com o time sub-19 nos Jogos Pan-Americanos, a Seleção dos Estados Unidos termina a competição com o bronze, sendo o primeiro na história da modalidade. As estadunidenses derrotaram a Argentina por 2 a 0, com gols de Amalia Villareal e Claire Hutton. Com o resultado, as estadunidenses terminam o Pan com quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos disputados.
Este foi o pódio do futebol feminino nos Jogos Pan-Americanos:
Ouro: México
Prata: Chile
Bronze: Estados Unidos