A Seleção Brasileira mantém a série invicta em estreias nas Olímpiadas
A Seleção Brasileira estreou com o pé direito no grupo C dos Jogos Olímpicos, considerado o da morte, por ter seleções como o Japão, campeão mundial em 2011 e prata olímpica em 2012 e a Espanha, atual campeã mundial e uma das favoritas ao pódio.
A partida finalizou em 1 a 0, com gol de Gabi Nunes, após uma assistência de Marta, que, aos 38 anos, jogou os 90 minutos. Junto com os Estados Unidos, o Brasil é a única seleção que jogou as 08 edições do futebol feminino nas Olímpiadas.
COMO FOI O JOGO?
Com um sistema defensivo bem consolidado, a Nigéria conseguiu ser melhor nos minutos iniciais, gerando as principais chances de gol. As brasileiras só começaram a ter mais oportunidades a partir dos 20 minutos, quando começaram a chegar na defesa nigeriana, principalmente pelos lados do campo.
Em jogada iniciada por Gabi Portilho, Marta chegou a fazer o gol, mas a arbitragem anulou, algo que não abalou as brasileiras, que, minutos depois, abriram o placar com Gabi Nunes, após passe de Marta. As Canarinhas terminaram a primeira etapa melhores e quase ampliando o placar.
O segundo tempo se iniciou muito parecido com os minutos finais da primeira etapa. O Brasil pressionou principalmente com a Rainha Marta e com Gabi Portilho, mas não conseguiu ampliar o placar. As Super Falcons voltaram a produzir mais nos minutos finais, contudo, a defesa brasileira estava muito bem posicionada, evitando o gol de empate.
MAIS SELEÇÕES ESTREIAM COM O PÉ DIREITO NAS OLÍMPIADAS
Toda a primeira rodada foi disputada na última quinta-feira, 25, com vitória de Canadá, França, Alemanha, Estados Unidos e Espanha. Vejam um pequeno resumo:
GRUPO A
Canadá 2 x 1 Nova Zelândia- Depois de polêmicas envolvendo o uso de drones para a espionagem dos treinos da Nova Zelândia, o que culminou na suspensão da técnica Bev Priestman, as canadenses venceram por 2 a 1. Viens e Lacassé marcaram para as atuais campeãs olimpicas e Barry diminuiu para as neozelandesas.
França 3 x 2 Colômbia- As anfitriãs do torneio venceram a Colômbia, mas não tiveram vida fácil, principalmente no segundo tempo. Os gols franceses foram marcados na etapa inicial com Katoto (2x) e Dali. Só que na etapa complementar, as colombianas reagiram com Usme, de pênalti, e Pavi e ainda jogaram os minutos finais sem a principal jogadora da partida, Mayra Ramirez.
GRUPO B
Alemanha 3 x 0 Austrália- campeãs olimpicas em 2016, as alemãs voltaram a disputar as olimpíadas vencendo a Austrália por 3 a 0. Hegering, Brand e Schüller foram as autoras dos gols que garantiram a liderança do grupo para as alemãs.
Estados Unidos 3 x 0 Zâmbia– As estadunidenses venceram a seleção de Zâmbia por 3 a 0, com o triunfo sendo construído no primeiro tempo, com gols de Swanson (2x) e Rodman.
GRUPO C
Espanha 2 x 1 Japão- Em sua estreia nos Jogos Olímpicos, as atuais campeãs mundiais venceram o Japão por 2 a 1. Fujino abriu o placar para as Nadeshiko, mas as espanholas viraram com Bonmati e Caldentei.