Japonesas dominam os 90 minutos e derrotam a Zâmbia por 5×0 em partida que fecha a primeira rodada do grupo C
Japão e Zâmbia se enfrentaram na madrugada deste sábado (22), em jogo válido pela primeira rodada do grupo C. A partida terminou com vitória japonesa por 5×0. os gols do jogo foram marcados por Miyazawa (2x), Tanaka, Endo e Ueki. Com o resultado, o Japão assumiu a liderança do grupo. Na próxima rodada, o Japão enfrenta a Costa Rica e a Zâmbia terá pela frente a Espanha.
O jogo
O confronto começou com as japonesas buscando a iniciativa do jogo e, consequentemente, ficando mais com a bola e ocupando o campo de ataque. A primeira chance de maior perigo, portanto, saiu aos 7 minutos. Shimizu aproveitou boa jogada trabalhada pelo setor esquerdo e escorou para Aoba Fujino dentro da área. A camisa 15 do Japão finalizou de primeira e obrigou a goleira Musonda a desviar a bola para escanteio.
As japonesas continuaram pressionando e, aos 10 minutos, Aoba Fujino arriscou de fora da área e quase abriu o placar em favor do Japão. Entretanto, a bola acertou a trave esquerda de Musonda. Quatro minutos mais tarde, Mina Tanaka também arriscou de fora da área, mas a bola ficou fácil para a goleira zambiana fazer a defesa.
Aos 21 minutos, após cobrança de falta na área, Mina Tanaka aproveitou bola mal afastada pela defesa da Zâmbia e balançou as redes em favor do Japão. Entretanto, a arbitragem assinalou impedimento e anulou o gol japonês. O volume ofensivo das japonesas continuou alto e aos 39 minutos Fuka Nagano quase abriu o marcador com uma finalização da entrada da área, mas Musonda bem posicionada espalmou para escanteio.
Foi somente aos 43 minutos que o Japão conseguiu transformar suas chances criadas em gol. Fujino recebeu bola em profundidade nas costas da zaga pelo lado direito, levantou a cabeça e achou Miyazawa dentro da área. A camisa 7 finalizou de primeira e tirou o zero do marcador ainda na primeira etapa.
A segunda etapa começou com o Japão buscando o ataque e, logo aos 5 minutos, pela segunda vez no duelo, o segundo gol japonês no jogo acabou anulado. Logo na sequência, outro impedimento fez com que um pênalti em favor das japonesas fosse anulado. Foi somente aos 10 minutos da etapa complementar que o Japão conseguiu marcar seu segundo gol no duelo. Endo foi acionada em profundidade, levantou a cabeça e achou Tanaka livre no meio da área para marcar em favor do Japão.
Em desvantagem no marcador, a Zâmbia tentou subir suas linhas buscando descontar o marcador. Porém, tal postura fez com que o Japão tivesse campo para atacar as costas da zaga zambiana para explorar os ataques em velocidade. Foi aproveitando esses espaços que Fujino foi acionada, mas a camisa 15 acabou finalizando por cima do gol defendido por Musonda.
Aos 17 minutos, Tanaka recuperou uma bola praticamente perdida no fundo do campo e achou Miyazawa dentro da área. A camisa 7 não perdoou e marcou o terceiro gol do Japão no jogo. Mesmo com 3 gol de vantagem, as japonesas continuaram dominando as ações do jogo e mantiveram a Zâmbia em seu campo de defesa, sem alternativas para contra-atacar.
Após bela jogada trabalhada, Hasegawa achou belo passe para Endo entrando livre pelo lado esquerdo. A camisa 13 invadiu a área e bateu na saída de Musonda para marcar o quarto gol do Japão no jogo. A pressão japonesa continuou alta e o quinto gol quase saiu aos 28 minutos, mas Fujino cabeceou em cima de Musonda que, facilmente, fez a defesa.
Os 15 minutos finais da partida foram de um Japão administrando o confronto e desperdiçando algumas boas oportunidades devido a erros no passe final ou na finalização das jogadas. Nos acréscimos, Musonda derrubou Ueki dentro da área. A camisa 9 foi para a cobrança e, com categoria, deslocou a goleira adversária e ampliou a vantagem japonesa para 5×0.
Situação do grupo C
Com a goleada por 5×0 sobre a Zâmbia, o Japão assumiu a liderança do grupo C superando, no saldo de gols, a Espanha. Na próxima rodada, o Japão enfrenta a Costa Rica, na quarta-feira (26), às 2h no horário de Brasília. Já a Zâmbia terá pela frente a Espanha, também na quarta-feira, às 04:30h, também no horário de Brasília.