O Sesc Venda Nova foi o Palco da 5a rodada do Campeonato Brasileiro e teve como duelo o jogo entre Cruzeiro e Atlético Mineiro. O confronto teve como resultado vitória alvinegra por 2×1. Os gols da partida foram marcados por Karol Arcanjo e Soraya, em favor do Atlético, e Isa Fernandes descontou para o Cruzeiro.
O jogo começou com o Cruzeiro tentando se impor jogando em casa. Logo nos primeiros minutos uma finalização de fora da área passou levando perigo ao gol de Raissa, mas foi o Atlético quem abriu o placar com Karol Arcanjo. O gol que tirou o zero do placar saiu após cobrança de escanteio. Cotrim escorou o cruzamento para o meio da área e encontrou Karol Arcanjo, que finalizou meio desequilibrada para abrir o placar.
Com o gol a partida assumiu um caráter mais brigado, com as duas equipes disputando espaço e lutando por cada centímetro do campo. Essa luta acabou resultando em um pênalti sofrido por Iara, que recuperou uma bola que parecia perdida. A camisa 11 do Atlético, Soraya, foi para a cobrança e, com muita categoria, deslocou a goleira Rubi para ampliar o marcador.
Com a desvantagem de dois gols no marcador a equipe celeste passou a ficar mais com a bola. Enquanto as alvinegras baixaram suas linhas e passaram a se defender com duas linhas de quatro bem compactas. Quando o primeiro tempo se aproximava do fim uma bola parada devolveu a esperança para a equipe celeste. Depois de uma cobrança de escanteio a goleira Raissa não conseguiu afastar o perigo para fora da área. A bola, portanto, sobrou para Isa Fernandes que finalizou para o gol praticamente vazio diminuindo o marcador.
O segundo tempo começou com as estratégias das duas equipes bem definidas. O Cruzeiro querendo ficar mais com a posse, enquanto o Atlético se mostrou confortável em sair nos contra-ataques. O Cruzeiro acabou mostrando dificuldade em penetrar na defesa bem postada do Atlético. Foi só aos 15 minutos, em um chute sem ângulo de Karen que o time celeste ameaçou pela primeira vez no segundo tempo. Porém, a finalização foi facilmente defendida por Raissa. O Cruzeiro voltou a ameaçar com Nine em chute de fora da área, mas a finalização acabou passando por cima da meta alvinegra.
Próximo aos 25 minutos da etapa complementar, a equipe celeste conseguiu boa jogada com Mariana Santos pela direita, mas a atacante, desequilibrada, não conseguiu acertar o cruzamento para Vanessinha sozinha dentro da área. As poucas oportunidades do segundo tempo são resultado de um Atlético bem postado defensivamente e um Cruzeiro sem criatividade no momento ofensivo. A maior posse de bola do Cruzeiro no segundo tempo foi em seu próprio campo de defesa, onde girava a bola de um lado para o outro, mas sem efetividade.
O destaque do segundo tempo ficou, portanto, a cargo da torcida, que inicialmente seria só de torcedores celestes. Porém, o que se viu no Sesc foram torcedores de Cruzeiro e Atlético dividindo o mesmo espaço nas arquibancadas. Gritos de incentivo foram a trilha sonora do segundo tempo. Os torcedores mostraram que podem, sim, dividir o mesmo espaço nas arquibancadas e incentivar suas equipes.
Aos 36 minutos do segundo tempo o Atlético quase ampliou o marcador com Nathane e Raffa Barros. A centroavante recebeu a bola, após erro na saída de bola do Cruzeiro, na ponta direita, invadiu a área e bateu cruzado. A goleira Rubi defendeu parcialmente e, no rebote, Raffa Barros teve a oportunidade de marcar sem goleira, mas acabou finalizando em cima de Rafa Andrade, que estava em cima da linha para cobrir a goleira celeste. Após duas saídas em falso de Rubi, o Atlético quase ampliou o marcador, mas acabou pecando na finalização.
Com o resultado o Atlético conseguiu sua primeira vitória na competição e chegou a seis pontos ganhos. Já o Cruzeiro com a derrota continua sem vencer no Brasileiro e permanece com dois pontos ganhos. O próximo desafio das equipes será dentro de dez dias. O Cruzeiro vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, no sábado, 16, as 21:30h em busca da sua primeira vitória na competição. Já o Atlético recebe o Internacional na segunda-feira, 18, as 17:30h, no Sesc Venda Nova, em busca da sua segunda vitória no Brasileirão Neoenergia.