Defendendo o Diosa Izumo, Laura conta sobre adaptação aos costumes e estilo de jogo da Terra do Sol Nascente
Imagina ter a oportunidade de defender uma Liga de um país campeão Mundial. Foi isso que aconteceu com a meia Laura Spena, que em agosto de 2022, mudou-se para o Japão e viu a sua rotina mudar completamente, além de encontrar um estilo de jogo diferente do que está acostumada.
Ao chegar em terras nipônicas, além das barreiras relacionadas ao idioma, encontrou dificuldades no jogo do Diosa Izumo, time que atua na Liga Chugoku, uma espécie de Liga Regional que caminha a largos passos para uma consolidação.
“O futebol aqui é diferente do que eu conheço no Brasil, algo mais robótico, poucas tem aquela tomada de decisão mais ousada, dribles, etc., mas é um futebol de muito toque de bola e muita corrida”, disse Laura
E ainda acrescentou sobre a profissionalização das equipes: “Ainda acho que o futebol japonês pode evoluir muito mais. No Brasil, há muitos times profissionais, onde as meninas vivem disso. Aqui, muitos times ainda são semi profissionais, então as meninas trabalham e jogam”.
Ainda no comparativo entre Brasil e Japão, Spena fala sobre o apoio da torcida, que acontece de uma maneira um pouco diferente: “A torcida do Diosa é composta por muitas famílias da região, pois é o único time da cidade, então eles acolhem muito. A diferença em relação com o Brasil é que as torcidas não fazem barulho, mas, de qualquer forma, eles estão sempre incentivando e cada vez mais cresce a torcida”, explicou.
Já bem envolvida com a cultura local, Laura se admira com a maneira como o esporte é incentivado, usando como uma ferramenta de educação para as crianças:
“Eu vejo que o japonês usa o futebol para ensinar as crianças, não só o futebol, mas todo o tipo de esporte. Todas as crianças fazem as atividades, eles mesmos recolhem o material, dobram os coletes, levam os materiais e etc”, concluiu a meia brasileira.
O Diosa Izumo é um time de futebol feminino, localizado na cidade de Izumo, criado no ano de 1991. Izumo é uma cidade localizada na província de Shimane e foi fundada no dia 03 de novembro de 1941 e a população atual é de 171.938 habitantes.