Parte I: Por dentro da FA WSL
A primeira liga de futebol feminino da Inglaterra, foi criada em 1992 e até o ano de 2010 era uma liga amadora. Em 1993 a FA passou a ter o controle da Liga e com isso surgiu a Women’s Premier League National Division, considerada a primeira divisão do país. A National Division durou cerca de 19 anos até ser substituída pela atual Women’s Super League.
*Além da National Division, existiam duas divisões, separadas em Norte e Sul e que eram correspondentes a segunda divisão nacional.
A National Division garantia ao seu campeão vaga para a UEFA Women’s Champions League. Nas temporadas 2006/07 e 2009/10 a National Division chegou a ter 12 clubes, um número recorde. Em 2011, com a implementação da Women’s Super League, 6 equipes deixaram a liga e junto com duas equipes da divisão Sul, surgiu uma nova segunda divisão nacional.
Campeões por ano na National Division até 2010:
Criação e evolução da FA WSL:
Foi apenas no dia 13 de abril de 2011, com 8 equipes, que se iniciou a primeira temporada da Women’s Super League. O Arsenal, maior campeão da National Division com 12 conquistas, foi o primeiro campeão da FA WSL. Durante seus quase 9 anos, a Women’s Super League passou por diversas mudanças e reformulações até chegar no modelo atual. Em 2014, a liga sofreu uma expansão. E foi criada a WSL 2, equivalente a segunda divisão e que posteriormente viria a ser chamada de The FA Women’s Championship. A segunda divisão passou a ter 10 times, enquanto a WSL seguiria com 8. Não havia sistema de rebaixamento.
Quando criada, a Women’s Super League era uma liga anual, indo de Abril até Agosto. Mas em 2016 a liga sofreu mais uma mudança e passou a seguir o calendário da Premier League masculina, indo de Setembro até Maio. A mudança foi implementada somente em 2017. Ainda em 2016, novas mudanças para a liga, agora seriam 9 times com duas equipes da segunda divisão conseguindo o acesso. Haveria também um sistema de rebaixamento. Após o fim da temporada, veio novas alterações.
A FA WSL Spring Series
Como a nova temporada da FA WSL em 2017 seria disputada de acordo com o calendário da Premier League, no primeiro semestre do ano foi realizado um torneio reduzido para manter os times ativos. Esse torneio foi chamado de FA WSL Spring Series. O torneio durou de 22 de abril até 3 de junho e contou com 9 equipes, que se enfrentaram em turno único em um sistema de pontos corridos. O Chelsea foi o campeão devido ao seu saldo de gols. O Manchester City ficou com a 2° colocação e o Arsenal em 3° lugar. Não houve sistema de rebaixamento.
A nova FA WSL
Em 2018/19 a liga sofreu novas alterações, a fim de tornar o campeonato completamente profissional, a competição não seguiu o sistema de rebaixamento. Para participar da primeira divisão, o clube teria que emitir uma licença de participação, na qual deveria constar uma garantia as jogadoras de um mínimo de 16 horas por semana de atividades nos contratos, além de formar uma academia para desenvolvimento de novas atletas.
Em 2019/2020 a liga sofreu mais uma mudança até chegar no atual modelo da competição em disputa. Uma nova expansão levou a competição a ter 12 clubes, número recorde desde sua criação em 2011. Manchester United e Tottenham, foram as novidades da temporada na primeira divisão.
Pandemia do Novo Coronavírus e Cancelamento da Temporada
A temporada 2019/20 teve apenas 16 rodadas, isso aconteceu porque o campeonato foi paralisado pela Pandemia da Covid-19. Algumas semanas depois, a federação anunciou o cancelamento da liga e usando critérios de média de pontos conquistados declarou o Chelsea como campeão da temporada. Manchester City ficou na segunda colocação e garantiu vaga para WCL. O Liverpool, último colocado com apenas uma vitória em 14 jogos, foi rebaixado à segunda divisão. A FA Championship também teve sua temporada cancelada, e foi usado os mesmo critério da FA WSL para definir a tabela final. O Aston Villa acabou sendo declarado campeão da temporada e conquistou a vaga para FA WSL 2020/21.
Campeões da FA WSL de 2011 até 2020:
Transmissão:
O campeonato possui uma plataforma de streaming internacional, onde todos os jogos da WSL e alguns da FA Women’s Championship são transmitidos de graça. Para ter acesso ao serviço, basta fazer um breve cadastro no site oficial. Também é possível ver aos jogos através do aplicativo lançado. O cadastro é grátis e todos os horários de jogos já estão no horário local.
BARCLAYS FA PLAYER:
Site: https://faplayer.thefa.com/home/womens-super-league
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thefa.player
App IOS: https://apps.apple.com/gb/app/the-fa-player/id1475496828