Em grande atuação do trio Stanway, Hemp e White, as britânicas dominaram completamente a partida e fizeram 2×0 no jogo inaugural da modalidade nessas Olimpíadas. O Chile defendeu-se muito bem, mas não foi capaz de superar física e tecnicamente as europeias.
Diferentemente de outras competições, onde as anfitriãs costumam abrir as competições, Grã-Bretanha e Chile fizeram o confronto inicial do Torneio Olímpico de Futebol Feminino hoje (21/7) às 4:30 no Sapporo Dome. Esta foi a primeira partida da história da seleção chilena em uma Olimpíada e a segunda participação das britânicas. O time comandado por Hege Riise chegou como favorito, não só na partida de hoje, como também no grupo E, que ainda tem Canadá e as anfitriãs.
O primeiro tempo da partida foi marcado por um domínio total das britânicas, porém com o Chile marcando a saída de bola e dificultando ao máximo a organização das jogadas ofensivas das adversárias. Porém, quando ultrapassava a linha de meio-campo, a Grã-Bretanha tinha espaço e conseguia organizar as jogadas com maior tranquilidade, principalmente pelas pontas com Stanway e Hemp.
Ao Chile restava fazer o que sabia de melhor: se defender e tentar sair nos contra-ataques. Até os 10′, a defesa chilena defendia-se bem, até que em chute cruzado de Stanway, Endler defendeu bem e a bola caiu nos pés de Ellen White, que empurrou para as redes. Porém, a atacante do Manchester City estava impedida. Aos 17′, contudo, White finalmente conseguiu abrir o placar: cruzamento na direita de Bronze, Hemp ajeitou a bola e a centroavante só empurrou pro gol.
Apesar do domínio da posse de bola, as britânicas tiveram poucas chances de gol, com apenas 4 arremates. A goleira Christiane Endler pouco trabalhou no primeiro tempo. Pelo lado do Chile, as principais escapadas eram pelo lado direito com a dupla Saez e Aedo trabalhando bem, mas sempre pecando no passe final, resultando em apenas 1 chute perigoso.
No segundo tempo a tônica do jogo foi a mesma do primeiro: domínio total da posse de bola, porém sem grande efetividade nas finalizações. As substituições ao longo do segundo tempo deram mais ímpeto ao time britânico com as subidas de Nikita Parris e as investidas de White.
Aos 72′, Lucy Bronze acertou um cruzamento perfeito pela direita e Ellen White acertou um belíssimo voleio para fazer o segundo dela na partida. O gol pareceu sugar todas as energias das chilenas, que desanimaram e não conseguiram fazer mais nada ao longo da partida a não ser se defenderem enquanto podiam. Apesar de mais 2 ou 3 chegadas perigosas, as comandadas de Hege Riise não conseguiram ampliar.
Fim de papo no Sapporo Dome: vitória das britânicas por 2×0 pra cima das estreantes chilenas. O saldo que fica para ambas as equipes é positivo: as britânicas venceram bem, com domínio total da partida e se credenciam como candidatas ao pódio. Já as chilenas fizeram uma partida bem competitiva contra uma das melhores seleções do mundo, principalmente no primeiro tempo e podem beliscar algo contra as japonesas na última rodada.
ESCALAÇÕES
Grâ-Bretanha (2): 1. Ellie Roebuck, 2. Lucy Bronze, 5. Steph Houghton, 14. Millie Bright, 12. Rachel Daly, 4. Keira Walsh, 11. Caroline Weir, 17. Georgia Stanway, 8. Kim Little, 15. Lauren Hemp, 9. Ellen White. Treinadora: Hege Riise.
Chile (0): 1. Christiane Endler, 3. Carla Guerrero, 4. Francisca Lara, 6. Nayadet Lopez, 8. Karen Araya, 9 Maria José Urrutia, 10. Yanara Aedo, 11. Yessenia Lopez, 14. Daniela Pardo, 15. Daniela Zamora, 18. Camila Saez. Treinador: José Letelier.