Dos 15 milhões de euros iniciais, o Governo Federal deve cortar em menos da metade, para 04 milhões
Receber uma competição de futebol costuma ser um motivo de muita celebração para todos os torcedores e a população local, o que acaba gerando mais incentivo e adesão, contudo, não é isso o que vemos do Governo Federal Suíço.
Prestes a receber a edição de 2025 da Eurocopa Feminina, o Governo Federal Suíço vai diminuir- isso mesmo que você leu-, diminuir a verba para a realização do principal torneio de seleções da Europa.
Dos 15 milhões de euros (aproximadamente 79,5 milhões de reais), o Governo Federal vai diminuir drasticamente, para 04 milhões (21,2 milhões de reais na cotação atual).
De acordo com um portal local, o SRF News, o Conselho Federal não quer gastar nada mais com a Eurocopa Feminina e, inclusive, cancelaram todos os descontos referentes ao transporte público para ir aos locais de jogos.
Pelo que ficou entendido, os custos referentes á organização da Eurocopa Feminina devem ficar com as prefeituras das oito cidades-sede: Zurique, Basel, Bern , Thun, St. Gallen, Lucerne, Sion e Geneva, que, não esperavam esta decisão e a encaram de forma negativa, o que pode prejudicar a segurança e até mesmo o transporte público.
Para o Conselheiro de Esportes Nacional, Matthias Aebischer e também Presidente do Parlamento de Esportes Suíço, é muito equivocado que o Governo Federal está fazendo, principalmente pelo aumento do interesse de mais garotas em praticar futebol:
“E agora o Conselho Federal chega e diz: Não vamos mais dar dinheiro para a Eurocopa Feminina de 2025. Isto é um completo desastre”.
Durante a sessão de Verão, o Parlamento Suíço vai ter a oportunidade de rever e avaliar esta decisão do Conselho Nacional, já que a falta de investimento e de dinheiro para a realização da Eurocopa Feminina mostra um claro sinal de como a Suíça de fato olha para o futebol feminino.
Lembrando que recentemente a ex- treinadora da Seleção Brasileira e multicampeã com a Suécia e Estados Unidos, Pia Sundhage, foi anunciada como nova técnica da Seleção da Suíça, justamente já pensando no projeto para a Eurocopa Feminina de 2025.