Bélgica e Islândia empatam em 1 a 1, enquanto a França não economizou gols e garantiu a sua primeira vitória na Euro 2022.
Pelo grupo D da Eurocopa 2022, a França goleou a Itália por 5 a 1, no New York Stadium, em Rotherham, com direito a hat-trick de Grace Geyoro e a pintura de Delphine Cascarino.
O jogo
Com dominância das francesas durante os primeiros minutos de partida, Geyoro abriu o placar aos nove minutos após cruzamento de Kadidiatou Diani. Três minutos depois, Marie-Antoinette Katoto ampliou para a França após falha da goleira Laura Giuliani.
No final do primeiro tempo, aos 38 minutos, Cascarino realizou uma pintura após cruzamento açucarado de Sakina Karchaoui. Logo em seguida, Geyoro marcou o quarto com um belo drible para cima de Giuliani e, cinco minutos depois, o quinto.
O segundo tempo contou com mais tentativas e finalizações da seleção italiana, apesar da ausência de gols para os dois lados. Aos 12 minutos, Martina Piemonte entrou em campo e e, em seguida, diminuiu a vantagem das francesas, com um belo cabeceio ao gol.
Aos 27 minutos do segundo tempo, a zagueira italiana Sara Gama chegou a ser expulsa da partida pela árbitra inglesa Rebecca Welch após confronto com Geyoro, mas o VAR interferiu e, após sua revisão, a decisão foi revertida para um cartão amarelo.
A atacante italiana Cristiana Girelli, disse em entrevista no intervalo que a Itália sabia da força da seleção francesa, mas que o primeiro tempo não aconteceu como esperavam:
“Tivemos um apagão nos primeiros 45 minutos. Não é o começo que queríamos, mas podemos esperar a reação no segundo tempo para olhar para frente. Tivemos uma boa chance no início; talvez tivesse mudado as coisas.”
Cristiana Girelli
Já a treinadora da Seleção Francesa, Corinne Diacre, se mostrou satisfeita com o que as suas jogadoras mostraram na estreia:
“Queríamos começar bem no primeiro tempo e tiro o chapéu para as minhas jogadoras! Sentimos uma grande sinergia e é sempre bom ter um grande primeiro jogo, mas nada está decidido.”
Corinne Diacre
Destaque da partida
O destaque foi de Geyoro, que faturou o prêmio de melhor da partida com os três gols, além de ter disputado a sua 50ª partida oficial com a camisa da França. A seleção francesa também se tornou a primeira a marcar cinco gols no primeiro tempo de uma partida da competição.
Mais cedo, Bélgica e Islândia se enfrentaram no Academy Stadium, em Manchester, e as duas seleções ficaram no 1 a 1. Bergling Thorvaldsdóttir marcou para a Islândia e Justine Banhaevermaet marcou para a Bélgica. Thorvaldsdóttir também perdeu um pênalti aos 33 minutos de jogo.
Com os resultados, a França é líder do grupo D com três pontos, enquanto a segunda colocação é dividida por Bélgica e Islândia. A Itália é a última colocada com nenhum ponto.
Os próximos jogos desse grupo acontecem na próxima quinta-feira, 14. Itália x Islândia se enfrentam às 13h no Academy Stadium (Manchester) e França x Bélgica jogam no New York Stadium (Rotherham).
Confira o guia completo da Eurocopa 2022 aqui.