Com gols de Glaucia, Naná e Vivian, o Tricolor Paulista fica em sétimo e avança para a segunda fase do Brasileirão.
O estádio Airton Ferreira da Silva, em Eldorado do Sul, foi o palco do confronto desta segunda-feira (12) entre Grêmio e São Paulo, válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro Neoenergia. A partida terminou com vitória do São Paulo por 3×0. Os gols do jogo foram marcados por Glaucia, Naná e Vivian. Com o resultado, as paulistas avançam para o mata-mata enquanto as gaúchas ficam na primeira fase do Campeonato Brasileiro Neoenergia.
Na próxima fase, o São Paulo, que se classificou em sétimo lugar, enfrentará o Palmeiras, segundo colocado. O primeiro jogo das quartas de final terá mando do Tricolor Paulista e a volta será na casa das Palestrinas. Os jogos ainda não possuem definições de datas e horários.
Primeira etapa
Mesmo jogando em casa e precisando do resultado, as Gurias Gremistas iniciaram o duelo de forma reativa, ou seja, buscando usar dos contragolpes para chegar ao gol defendido por Carla Alves. Entretanto, as primeiras chances de perigo foram do Tricolor Paulista que ocupavam o campo de ataque, mas não conseguiram finalizar com eficiência para tirar o zero do marcador.
Passados os primeiros 15 minutos da etapa inicial, a equipe gaúcha passou a ficar mais com a bola e, consequentemente, equilibrou as ações, porém, sem conseguir ameaçar a meta do time paulista. Sem a bola, as Gurias Gremistas passaram a pressionar a portadora da bola, o que criou dificuldade para o São Paulo. Por sua vez, as Soberanas, como são conhecidas as atletas são-paulinas, sem a bola se compactaram e esperaram o erro das adversárias para retomar a posse de bola.
Aos 36 minutos, Letícia Alves fez boa jogada pela direita, chegou a linha de fundo e cruzou rasteiro. A zaga do Grêmio afastou mal e, após bate-rebate na área, a bola sobrou para Glaucia que, de perna direita, finalizou forte e colocou o São Paulo em vantagem no marcador. Depois do gol sofrido o Grêmio tentou responder, mas a finalização ficou fraca e Carla Alves fez a defesa sem dificuldades.
Os minutos finais da primeira etapa foram marcados por um Grêmio ocupando o campo de ataque buscando empatar o duelo, mas erros no último terço de campo impediram que o Tricolor Gaúcho criasse uma chance clara para balançar as redes. Entretanto, foi o São Paulo com Aline Milene quem quase ampliou o marcador, mas a finalização da camisa 7 passou por cima da meta defendida por Vivi.
Segunda etapa
O segundo tempo começou com o Grêmio tomando a iniciativa. A primeira chegada de perigo da etapa complementar foi com Maldaner finalizando de fora da área e assustando a goleira Carla. Com as donas da casa ocupando o campo de ataque, o São Paulo se estruturou em duas linhas de quatro e buscou sair para o ataque em transições rápidas, mas erros na hora do passe final impediram que chances claras fossem criadas nos minutos iniciais.
Passados 15 minutos da etapa complementar, o jogo ficou mais aberto, com chances de gols das duas equipes. Do lado gremista a finalização parou em Carla, já pelo lado são-paulino o chute de Dudinha parou no travessão de Vivi. A zagueira Mônica Santos arriscou, também de fora da área, e assustou a goleira são-paulina.
Aos 27 minutos da etapa complementar, o Tricolor Gaúcho errou na transição ofensiva, o que resultou em bola em profundidade para Ariel. A atacante são-paulina levantou a cabeça e achou Naná sozinha na segunda trave para, praticamente com o gol vazio, ampliar o marcador. Com a desvantagem em 2×0 e precisando do resultado, o Grêmio se lançou ao ataque em busca de uma reação nos 15 minutos finais.
A reta final da partida foi marcada por um Grêmio desorganizado buscando o resultado na base da imposição, por outro lado, o São Paulo mostrou muita maturidade e buscou tirar a velocidade e o ímpeto do adversário. Aproveitando essa desorganização, Vivian aproveitou boa jogada de Ariel e ampliou a vitória são-paulina por 3×0.
Mata-Mata
Com os confrontos da segunda fase definidos, o São Paulo voltará a campo no próximo fim de semana (16), entretanto, os detalhes dos jogos ainda não foram definidos pela CBF. Por ter se classificado em sétimo lugar, o Tricolor decidirá a vaga para as semifinais fora de casa. O adversário do São Paulo nas quartas será o Palmeiras.