Além do triunfo na grande final, ambas as equipes se garantem na Fiesta Evolución, uma espécie de Libertadores das categorias de base
E chegamos ao fim da edição de 2023 da Liga de Desenvolvimento neste sábado, 15 de abril. A competição que tem o objetivo de desenvolver as categorias de bases, ocorreu no Rio de Janeiro desde o dia 10 de abril. Nas categorias sub-14 e sub-16, Ferroviária e São Paulo ficaram com o título e uma vaga para a Fiesta Evolución, uma espécie de Libertadores para o futebol de base.
Categoria sub-14
Na categoria sub-14, a Ferroviária conquistou o título, vencendo o Grêmio pelo placar de 1 a 0, com gol marcado nos acréscimos, por Hellena. As Guerreirinhas Grenás conquistaram a competição de maneira invicta, disputando 05 jogos, com 04 vitórias e 1 empate.
Na disputa de terceiro lugar, o São Paulo derrotou o Corinthians nos pênaltis por 4 a 3. Os gols ocorreram no início da partida: Giovanna Coutinho abriu o placar para as Soberaninhas e Dulce Maria empatou logo em seguida para as Brabinhas.
Categoria sub-16
O São Paulo voltou a levantar o título na categoria sub-16, depois de vencer a Ferroviária por 1 a 0, com gol marcado por Julia Viani, aos 15 minutos do primeiro tempo. Ambas as equipes tiveram boas chances, mas ao final, as Soberaninhas foram mais efetivas. O Tricolor terminou a competição invicto, somando 04 vitórias e 1 empate em 05 jogos disputados.
O Internacional foi a terceira melhor equipe na categoria sub-16, vencendo o Corinthians por 2 a 0, com gols de Lara, que marcou aos 21 e 22 minutos do primeiro tempo.