De acordo com a principal entidade do futebol brasileiro, o objetivo é aumentar a competitividade nos próximos ciclos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na última quarta-feira, 19, que as seleções femininas de base vão passar por uma reformulação, e, a primeira mudança fica pela saída das treinadoras das categorias sub-17 e sub-20.
No caso de Rosana Augusto, que esteve presente no último ciclo de Mundial sub-20, sendo eliminada nas quartas de final para a atual campeã Coreia do Norte, o desligamento foi oficial e na categoria sub-17, Simone Jatobá passou a fazer parte da Coordenação de Captações de Seleções Femininas.
Este processo foi liderado por Cris Gambaré, Coordenadora de Futebol Feminino da CBF e o principal objetivo é aumentar a competitividade das seleções brasileiras no próximo ciclo.
Contudo, a partir desta temporada, o Mundial sub-17 passou a ser disputado anualmente, e vai ocorrer em Marrocos, entre os meses de outubro e novembro, mas antes, em maio, temos o Sul-Americano da categoria e, até o momento, não foi anunciado um novo comandante, além de não terem nenhum período de treinamentos desde a última Copa do Mundo da caregoria, que ocorreu em outubro do ano passado.
No caso da seleção sub-20 o Mundial ocorre somente em 2026, deixando mais tempo para a preparação para o Sulamericano da categoria, que deve ocorrer somente no primeiro semestre do próximo ano.
“Nosso trabalho é constante com foco no processo que vá da base até a seleção principal de forma integrada e eficiente”, declarou Gambaré no site da CBF.
Em breve a entidade do futebol brasileiro deve anunciar os novos nomes para as duas seleções de base.