A decisão ocorre em dois jogos, nos dias 10 e 14 de outubro. Doce Mel é o classificado para a A3 de 2022 pelo estado da Bahia
Mais um estadual chega a sua decisão, dessa vez o Baiano tem final inédita em 2021: Bahia e Doce Mel decidem o título. As Meninas de Aço voltam a final, depois de ganharem a competição em 2019, e o Doce Mel, em parceria com o Jequié, vai a sua primeira final na história.
Por conta de já estar garantido na A-2 de 2022, pelo rebaixamento da A1 de 2021, e o Doce Mel/ Jequié não estar garantido em nenhuma competição nacional, a equipe garante a vaga para a A3 de 2022, para representar o estado da Bahia na competição.
Para chegar a esta decisão, o Doce Mel ganhou o primeiro jogo da semifinal por 2 a 1 e empatou em 1 a 1 na partida de volta, que ocorreu no último sábado, 02, com mando do Vitória, no CT Manoel Tanajura. Já o Bahia manteve a sua boa campanha e venceu os dois jogos da semifinal, o primeiro por 1 a 0, com gol marcado por Gadu, de cabeça e no segundo jogo, ganhou por 2 a 0, com gols de Fabíola Sandoval e de Gadu.
Por conta da campanha geral na competição, o Bahia decide em casa e, estas datas são provisórias, podendo sofrer alterações por parte da Federação Baiana de Futebol (FBF).
O Campeonato Baiano Feminino ocorre desde 1984 e tem como o seu maior campeão o São Francisco do Conde, com 14 títulos conquistados, o Bahia é a terceira equipe com mais títulos, 4 conquistados ao longo da história da competição e vai em busca, no ano de 2021, do seu quinto título. Já o Doce Mel, chega em sua primeira final e vai em busca de um título inédito na competição.