A Espanha foi dominante durante toda a partida diante da Bélgica. Os gols foram marcados por Mariona Caldentey, Alexia Putellas e Aitana Bonmatí. O próximo desafio é vencer a Dinamarca pela primeira vez na história.
A Espanha recebeu em Santo Domingo, com a presença de um pequeno público, a seleção belga para um amistoso. O técnico Jorge Vilda entrou em campo com um 3-4-3, impondo um ritmo de jogo desde o primeiro minuto. Para a Bélgica, restava sair em contra-ataques ou esperar um erro das adversárias.
A primeira chance espanhola foi logo aos 05′ com um chute de Bonmatí e boa defesa da goleira Evrard. Dez minutos depois, Patri Guijarro cruzou e Olga Carmona chegou mais uma vez com perigo, mas ainda sem sucesso. A Espanha utilizava principalmente o lado direito do ataque, levando mais perigo com Bonmatí e Marta Cardona.
Com paciência, a Espanha ia abrindo espaços e aos 42′, Mariona Caldentey abriu o placar, após jogada pela direita e um chute bem esquisito que acabou encobrindo a goleira belga. A goleira Evrard, do Gent, aliás, acabou sendo o grande destaque da sua seleção, fazendo ótimas defesas e impedindo que a Espanha aplicasse uma goleada ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, a posse de bola e as jogadas perigosas da Espanha aumentaram. Logo aos 49′, em cobrança de escanteio, a zagueira belga meteu a mão na bola e a árbitra viu. Alexia Putellas foi pra bola e converteu.
As chegadas espanholas eram tantas, que mal havia tempo para a defesa belga respirar. Porém, faltava caprichar mais na finalização para ampliar o placar. Mas aos 74′, Bonmatí recebeu na entrada da área de Caldentey e chutou colocado, sem chance para a goleira belga.
Fim de papo em Santo Domingo e 3×0 no placar para as locais. Agora a Espanha enfrenta a Dinamarca no próximo dia 15 de julho também no Estádio Municipal Santo Domingo de Alcorcón.
ESCALAÇÕES
Espanha: 1. Dolores Gallardo, 4. Irene Paredes, 6. Aitana Bonmatí, 8. Mariona Caldentey, 9. Esther Gonzalez, 12. Patri Guijarro, 14. Alexia Putellas, 16. Maria León, 18. Marta Cardona, 20. Andrea Pereira, 25. Olga Carmona. Técnico: Jorge Vild.
Bélgica: 21. Nicky Evrard, 3. Jody Vangheluwe, 4. Amber Tysiak, 18. Laura De Neve, 17. Isabelle Iliano, 8. Lenie Onzia, 5. Féli Delacauw, 11. Janice Cayman, 16. Marie Minnaert, 19. Vande Velde, 13. Hannah Eurlings. Técnico: Ives Axel Serneels.