Depois de anos de trabalho bem sucedido na base, a Espanha finalmente colhe seus frutos, pelo menos na sub-17. A seleção dirigida por Maria Antoña Is Piñera venceu o México por 2×1 e conquistou o Mundial da categoria. O primeiro título Mundial no Futebol Feminino para o país. A atacante e destaque do campeonato, Claudia Piña marcou 2 vezes e ficou com a artilharia da competição.
No começo a Espanha tomou a iniciativa valorizando a posse de bola e começou criando as primeira chances com Irene e Piña que tiveram suas chances. Aos 15 minutos do primeiro tempo, após lançamento, Salma escorou de cabeça para a Piña, proteger e girar, marcando o primeiro gol do jogo.
Dez minutos depois, após boa pela direita, Navarro cruzou rasteiro para para Piña marcar o 2º dela e o 7º na competição, empatando na artilharia com ganesa Mukarama Abdulai. A atacante das categorias de base do Barcelona ainda teve outras duas chances que acabaram indo para fora.
Minutos depois, o México descontou após cruzamento na área, Denise Castro cabeceia, mas a bola desvia fazendo contra. A arbitragem anotou o gol para a mexicana.
No segundo tempo, precisando buscar o resultado, a seleção mexicana tentava criar oportunidades, mas a falta de uma atleta que pudesse desequilibrar, tinha dificuldades em concluir jogadas. E dessa forma a Espanha levou o jogo até o final.
Veja os melhores momentos da vitória espanhola no Mundial
Nova Zelândia fica com o terceiro lugar
Quem também fez história foi a seleção da Nova Zelândia, que venceu o Canadá por 2×1 e alcançou o seu melhor desempenho na história, considerando as categorias de base e principal. A atacante Wisnewski marcou duas vezes para as neo-zelandezas enquanto Kazandjian diminuiu para o Canadá, que acabou ficando com a 4ª colocação
Confira os melhores momentos do feito neozelandez