Pela segunda rodada da Copa do Mundo, Nigéria e Austrália fizeram um jogo movimentado que terminou com vitória das nigerianas e a liderança provisória do grupo.
O Suncorp Stadium foi o palco do movimentado confronto entre Nigéria e Austrália, pela segunda rodada do grupo B. A partida que aconteceu na manhã desta quinta-feira (27) terminou com vitória nigeriana por 3×2. Os gols do jogo foram marcados por Kanu, Ohale e Oshoala, em favor da Nigéria. Egmond e Kennedy anotaram para a Austrália.
Com o resultado, a Nigéria assumiu a liderança do grupo com quatro pontos, superando, nos critérios de desempate, o Canadá. Já a Austrália, com a derrota, permanece com três pontos e ocupa a terceira colocação. Na última e decisiva rodada, as australianas precisam vencer para se garantirem no mata-mata da competição. Já as nigerianas avançam com um empate diante da Irlanda.
O jogo
O confronto começou com as australianas ocupando o campo de ataque. Entretanto, apesar do domínio territorial, as anfitriãs não conseguiram, nos primeiros 10 minutos, ameaçar o gol defendido por Nnadozie. A primeira chegada de perigo, portanto, saiu somente aos 13 minutos da etapa inicial com Stephanie Catley finalizando de dentro da área e obrigando a goleira nigeriana a desviar a bola para escanteio.
Passada a pressão inicial das australianas, a Nigéria conseguiu ficar mais com a posse e, consequentemente, equilibrar as ações do jogo. Apesar do equilíbrio estabelecido, as nigerianas não conseguiram obrigar a goleira Arnold a trabalhar. Foi, então, somente aos 31 minutos, após cobrança de escanteio, que uma nova oportunidade de gol surgiu. Hayley Raso, bem posicionada, aproveitou cobrança aberta de escanteio e quase tirou o zero do placar, mas a bola acabou, caprichosamente, saindo a direita do gol nigeriano.
A partida parecia ir para os vestiários empatada em 0x0, até que Foord aproveitou tiro de meta mal batido por Nnadozie, disparou em velocidade e achou Egmond, na entrada da área. A camisa 10, com uma finalização precisa, colocou a Austrália na frente do marcador. No último minuto da primeira etapa, Ajibade fez boa jogada individual pelo setor esquerdo e achou Kanu dentro da área. A camisa 12, finalizou de primeira e igualou o confronto, ainda na primeira etapa.
O segundo tempo começou com as nigerianas buscando o ataque e, aos 11 minutos, uma finalização de Ajibade assustou a meta australiana, mas a goleira Arnold, bem posicionada, fez a defesa. O volume nigeriano continuou e depois de cobrança de escanteio, Ohale, de cabeça, decretou a virada nigeriana na partida. Com o placar desfavorável, a Austrália se lançou ao ataque e acabou cedendo campo para as transições em velocidade da Nigéria. Foi em uma transição rápida para Oshoala que as nigerianas chegaram ao seu terceiro gol após erro da zaga australiana.
Com o placar em 3×1, a Austrália buscou, nos últimos 10 minutos, pressionar a Nigéria em busca do segundo gol no jogo. Foord e Chidiac tiveram boas oportunidades, mas acabaram pecando na finalização. Foi somente nos acréscimos que o volume australiano foi refletido em gol. Após escanteio na área, Alanna Kennedy foi mais alto que a defesa da Nigéria e, de cabeça, diminuiu o marcador para 3×2. Entretanto, o gol nos acréscimos não permitiu que a Austrália reagisse a ponto de empatar o confronto.
Grupo B em aberto
Austrália, Canadá e Nigéria chegam na última rodada do grupo B com chances de se classificar ao mata-mata da competição. A situação mais delicada é a da Austrália que ocupa a terceira colocação do grupo e precisará vencer o Canadá para se classificar. Nigerianas e canadenses jogam por um empate na última rodada.
Os confrontos decisivos acontecem na segunda-feira (31), às 07h, no horário de Brasília. A Nigéria enfrenta a Irlanda, enquanto o Canadá joga contra a Austrália.