Descaso com o futsal feminino: jogadoras enviam comunicado à FIFA

AJFSF/Twitter

A Associação de Jogadoras de Futsal Feminino (AJFSF) da Espanha enviou um comunicado oficial à FIFA alegando preocupação com o abandono da modalidade por parte da instituição, incluindo a não existência de um mundial, e exigindo que ela cumpra as ações com as quais se comprometeu para desenvolvimento da categoria.

Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino

No dia 11 de setembro, às vésperas do início da 9ª edição da Copa do Mundo de futsal masculino, jogadoras de futsal da Espanha, representadas pela AJFSF (em espanhol Asociación de Jugadoras de Fútbol Sala) e com o apoio de atletas de outras nacionalidades, enviaram à FIFA (Federação Internacional de Futebol) um comunicado no qual criticam a atuação da entidade para com a categoria feminina.

Segundo alegado no documento, existe uma “profunda preocupação com o maltrato e abandono público” do futsal feminino por parte da FIFA, que é responsável pelo futebol, futsal e futebol de areia a nível mundial, mesmo com o crescimento da modalidade no mundo.

Como alegado no comunicado, o futsal feminino hoje não conta com um plano estratégico, programas de desenvolvimento e nem com um calendário internacional oficial. Além disso, também não existe um mundial (e nem previsão de um) para a categoria organizado pela entidade máxima. As jogadoras apontam ainda que se sentem “continuamente marginalizadas por quem se chama responsáveis pelo fomento da modalidade, descumprindo o próprio código de boa governança que rege Federação”. Nesse código está previsto a promoção da igualdade de gênero no futebol, a luta contra discriminação no esporte em todo o mundo e a supervisão do cumprimento das políticas da FIFA relativas a igualdade de direitos para homens e mulheres.

Para fechar o documento, elas dizem que consideram as decisões “profundamente discriminatórias e que atentam contra a igualdade de gênero”, solicitando uma resposta imediata da Federação Internacional e exigindo que esta cumpra com tudo que se comprometeu a realizar a fim de fomentar de maneira correta o desenvolvimento do futsal feminino.

Confira o comunicado oficial na versão original logo abaixo:

Outras atletas importantes no cenário mundial, como a 7x melhor do mundo Amandinha, a capitã espanhola Anita Luján, a iraniana Fereshteh Karimi, além do pivô da seleção brasileira de futsal masculino e 2x melhor do mundo Ferrão também defenderam a criação de uma Copa do Mundo para as mulheres organizada pela FIFA em entrevista ao site futsalstreetspot.com.

fundo branco com o escrito no meio @emporiodofsf, o user do Empório do Futsal em todas as redes sociais, cujos logos estão logo abaixo: facebook, twitter e instagram

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.