Atacante do Paris Saint Germain, Cristiane tem um novo destino após o final dessa temporada: o Changchun Zhuoyue da China.
Por: Bruno Bezerra
A equipe chinesa do Changchun Zhuoyue anunciou nesse domingo (12) a contratação da atacante brasileira Cristiane, que atualmente defende a equipe francesa do Paris Saint Germain. O clube chinês disse em um comunicado oficial que Cristiane, que se tornará membro de Changchun em julho, após o término do seu contrato com o PSG e se tornará a jogadora de futebol feminino mais bem paga do mundo, porém o clube não divulgou os detalhes do acordo com a atleta. O clube anunciou também a chegada da atacante camaronesa Ngono Mani.
O presidente do Changchun, Liu You, garantiu nesta segunda-feira que a brasileira se transferirá para o país ao fim da atual temporada europeia, apesar de uma postagem da atleta em seu instagram oficial, afirmando que não haveria nada confirmado com o clube chinês e que ela estava completamente focada com o PSG, frisando que tem contrato até julho com a equipe. Uma declaração divulgada no site do clube disse: Temos certeza de que Cristiane nos trará metas fantásticas e vitórias para esse ano de 2017. Vale lembrar que na última temporada, a nova equipe da atacante brasileira terminou na terceira colocação e que não será a primeira passagem da jogadora pelo continente asiático, dado que em 2013, Cristiane defendeu a equipe sul-coreana do Daekyo Kangaroos. Será o sétimo país (sem contar clubes brasileiros) onde a atleta jogará, dado que já defendeu clubes na Alemanha (Potsdam e Wolfsburg), Suécia (Linköping), Estados Unidos (Chicago Red Stars), Rússia (Rossiyanka), além da equipe francesa do PSG.
Cristiane marcou 86 gols em 127 jogos defendendo a seleção brasileira e foi a artilheira das Olimpíadas de 2004 em Atenas e em 2008, além de ser a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos, independente de gênero, com 14 gols marcados em 4 edições disputadas (2004, 2008, 2012 e 2016) e terá a companhia da zagueira Rafaelle no clube, que também teve na temporada passada a atacante Raquel Fernandes e Darlene. Na CWSL (Chinese Women Super League) além de Rafaelle, atua a meio-campista Gabriela Zanotti (Jiangsu Suning) e outras brasileiras que já atuaram pela liga foram as atacantes Raquel Fernandes (Ferroviária), Darlene (Rio Preto), Debinha(North Carolina Courage-EUA) e a lateral Fabiana Simões (Corinthians/Audax). Falamos um pouco da situação das jogadoras brasileiras no futebol chinês aqui no PFF.
O Dalian Quanjin, ex-time de Fabi e Debinha, atual campeão da liga, contratou duas atacantes estrangeiras: a nigeriana Asisat Oshoala, ex-Arsenal Ladies e a camaronesa Gaelle Enganamouit, ex-companheira de Marta no Rosengard.