Duda Santos marca em vitória brasileira e garante a seleção nas quartas de final da Copa Ouro
Colômbia e Brasil se enfrentaram na madrugada deste domingo (25), no Snapdragon Stadium, em San Diego, nos Estados Unidos. A partida foi válida pela segunda rodada da Copa Ouro Feminina e terminou com triunfo brasileiro por 1×0. O gol do jogo foi marcado por Duda Santos. Com este resultado, as canarinhas chegam a 6 pontos, assumem a liderança do grupo B e garantem, de forma antecipada, classificação às quartas de final da competição. O próximo desafio das brasileiras será na madrugada de quarta-feira (28), contra o Panamá, pela última rodada da primeira fase.
Primeira etapa
O jogo começou com a Seleção Brasileira dominando as ações do jogo e ocupando o campo de ataque. A primeira oportunidade de perigo surgiu após erro na saída de bola da seleção colombiana. Gabi Nunes recebeu passe de Adriana, fez o pivô e achou Duda Santos atacando o espaço dentro da área. A meio-campista com um toque rápido superou a arqueira Giraldo e colocou o Brasil em vantagem no marcador.
A resposta da Colômbia veio após bola alçada na área, mas a cabeçada acabou passando por cima da meta defendida por Luciana. Pouco tempo depois, Giraldo errou novamente na saída de jogo e deu a bola nos pés de Adriana que acabou finalizando por cima da meta colombiana. Aos 15 minutos, Adriana recebeu na entrada da área e achou Gabi Portilho que de primeira finalizou por cima do gol colimbiano.
Passados 22 minutos, foi possível perceber uma postura mais impositiva da Seleção Brasileira, ocupando o campo de ataque e pressionando a saída de bola da Colômbia. Tal postura se mostrou muito diferente da apresentada no primeiro jogo da competição. Por outro lado, a Colômbia buscou, sem a bola, pressionar e com a posse transitar em velocidade buscando explorar a linha alta do Brasil.
Aos 28 minutos, após bola alçada na área, Montoya cabeceia, na segunda trave, com muito perigo e assusta a meta defendida por Luciana. A reta final da primeira etapa foi marcada por muitas faltas que deixaram a partida ainda mais disputada. Com isso, poucas oportunidades de gols foram criadas e o confronto foi para o intervalo com vitória parcial do Brasil por 1×0.
Segunda etapa
A exemplo da primeira etapa, o segundo tempo começou com o Brasil ocupando o campo de ataque buscando ampliar o placar. Por outro lado, a Colômbia apostou nas transições rápidas com Linda Caicedo para igualar o marcador. Entretanto, assim como os minutos finais da primeira etapa, os primeiros momentos do segundo tempo foram marcados por uma intensa disputa e muitas faltas. Com isso, poucas oportunidades de gols foram criadas.
Foi somente aos 20 minutos que uma oportunidade de gol surgiu. Yasmin bateu falta na área e encontrou Geyse que, havia acabado de entrar e de cabeça, ampliou o marcador em favor do Brasil. Entretanto, a arbitragem viu impedimento da atacante brasileira e invalidou o que seria o segundo gol do jogo. Cinco minutos mais tarde, Gabi Nunes foi acionada em velocidade, driblou a zagueira e finalizou na saída da goleira Giraldo, mas a defensora conseguiu se recuperar e impediu que a bola ganhasse o rumo do gol.
Faltando 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, o Brasil tentou ampliar o marcador com chute de fora da área, mas a bola ficou fácil para Giraldo fazer a defesa. Pouco tempo depois, Linda Caicedo aproveitou cruzamento vindo da direita e fez o pivô para Usme que finalizou de primeira, mas acabou mandando a bola por cima do gol de Luciana.
Os minutos finais foram marcados pela Colômbia pressionando em busca do gol de empate, mas erros no último passe impediram que as colombianas ameaçassem, com mais clareza, o gol brasileiro. Com isso, o duelo terminou com o placar de 1×0 em favor do Brasil.
Classificadas de forma antecipada
A vitória garantiu ao Brasil classificação antecipada para as quartas de final da Copa Ouro Feminina, com seis pontos. Na última rodada do grupo B as brasileiras enfrentam o Panamá na madrugada de quarta-feira (28) às 00:15h, no Snapdragon Stadium, em San Diego.