O atual campeão Corinthians, o estreante Palmeiras e a experiente Ferroviária conhecem os seus adversários na competição, que ocorre entre os dias 13 a 28 de outubro, em Quito, capital equatoriana
A CONMEBOL realizou nesta terça-feira, 20, o sorteio dos grupos da edição de 2022 da Libertadores Feminina, o principal torneio entre equipes da América do Sul, que ocorre entre os dias 13 à 28 de outubro, em Quito, no Equador. O país volta a receber a competição depois de 03 anos, quando sediou pela primeira vez, marcado por protestos populares devido à algumas ações do Governo local.
Com 16 equipes, sendo 3 representantes brasileiros, sendo o Corinthians e Palmeiras, que foram finalistas do Brasileiro Feminino de 2021 e, com o título do Timão, a Ferroviária, terceira colocada geral e eliminada nas semifinais do torneio nacional, herdou a vaga.
Até o momento do sorteio, temos 14 equipes confirmadas, com 3 situações definidas: o campeão Equatoriano, que vai ser decidido entre Dragonas IDV e Club Ñañas- as duas equipes já estão garantidas na competição- para decidir o cabeça de chave do grupo B e o terceiro time do grupo C. Além dos campeões da Venezuela, que vai ser decidido entre Deportivo Lara ou Madeira Lara e o campeão do Peru, que também já está na final e vai ser disputado entre Alianza Lima ou Carlos Mannucci.
Assim como nos anos anteriores, as 16 equipes foram divididas em 4 grupos, com 4 times cada e os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, e temos os jogos eliminatórios até a final. Este ano, teremos a maior premiação da história, no qual o vencedor vai ganhar 1,5 milhão de dólares (aproximadamente 8 milhões de reais) e o vice-campeão 500 mil dólares (aproximadamente 2,5 milhões de reais pela cotação atual). Os times do mesmo país não podem cair no mesmo grupo.
Antes do sorteio, os times foram distribuídos da seguinte maneira nos potes:
Os grupos ficaram da seguinte maneira:
GRUPO A:
Corinthians (BRA)
Olímpia (PAR)
Always Ready (BOL)
Deportivo Cali (COL)
GRUPO B:
Equador 1 (Dragonas IDV ou Club Ñañas)
Defensor (URU)
Boca Jrs (ARG)
Ferroviária (BRA)
GRUPO C:
Palmeiras (BRA)
Universidad de Chile (CHI)
Equador 2 (Dragonas IDV ou Club Ñañas)
Libertad Limpeño (PAR)
GRUPO D:
América de Cali (COL)
Representante do Peru (Alianza Lima ou Carlos Mannucci)
Representante da Venezuela (Deportivo Lara ou Madeira Lara)
Santiago Morning (CHI)