A primeira fase ocorre no Paraguai dos dias 03 à 18 de novembro, e a final no dia 21 do mesmo mês no Uruguai
Na última sexta-feira, 10, foi divulgado um primeiro conograma referente à edição de 2021 da Libertadores Feminina. Assim como nos anos anteriores, ela terá 16 equipes, mas com uma mudança importante em relação à final: diferente das úlimas edições, a final será realizada em outro país, portanto, a primeira fase até a disputa do terceiro lugar ocorrem no Paraguai e a grande final no Uruguai.
Esta foi mais uma das medidas adotadas pela Conmebol para a evolução e crescimento do futebol feminino, além de hierarquizar a definição do campeonato. Conforme divulgado anteriormente, da primeira fase até a disputa do terceiro lugar ocorrem ente os dias 03 e 18 de novembro, e a final no dia 21. O sorteio ocorre no dia 24 de setembro, a última sexta-feira deste mês, a partir das 12h, com transmissão por meio do Streaming da Conmebol.
A instituição responsável pelo andamento do futebol Sul-Americano informou que mais detalhes serão divulgados após a realização do sorteio.
Os estádios para a disputa da competição no Paraguai foram definidos: Manuel Ferreira, estádio sede do Club Olímpia e Arsenio Erico, sede do Nacional. Ambos ficam localizados na cidade de Assunção, capital paraguaia.
Esta vai ser a edição de número 13 da competição e tem no Brasil uma grande hegemonia no Torneio Continental, sendo o maior campeão o São José, com 3 títulos. Ferroviária, Corinthians e Santos vem logo em seguida dos maiores campeões, com dois. Apenas duas equipes que estão na edição de 2021 podem chegar ao mesmo número de conquistas do São José: Corinthians e Ferroviária, os últimos campeões.
Além da mudança de estádio e de sede para a final, é importante lembrar que o campeão desta edição vai jogar o Torneio Intercontinental, uma espécie de competição realizada em parceria da Conmebol com a UEFA, e será uma competição reconhecida pela FIFA.
Até o momento, temos 14 equipes garantidas nesta edição, sendo 3 brasileiros- Corinthians, Avaí/Kindermann e Ferroviária, atual campeã da competição-, ainda faltam duas vagas a serem decididas: da Bolivia, no qual se joga a Copa Simón Bolivar a partir do dia 23 de setembro e a Venezuela, que se joga o campeonato local.
Veja as equipes classificadas à Libertadores
Argentina: San Lorenzo
Brasil: Ferroviária, Corinthians e Avaí/Kindermann
Chile: Santiago Morning e Universidad de Chile
Colômbia: Deportivo Cali e Santa Fe
Equador: Deportivo Cuenca
Paraguai: Cerro Porteño, Sol de América e Deportivo Capiatá
Peru: Alianza Lima
Uruguai: Nacional