Medida foi aprovada por conta do aumento de casos na América do Sul de Covid-19 e pelo cancelamento dos mundiais das respectivas categorias
Em Conselho realizado na última terça-feira, 03, a Conmebol aprovou algumas medidas, dentre elas, o cancelamento das competições das seleções, que estavam previstas para o segundo semestre de 2021. Dentre elas, o Campeonato sub-20 e o sub-17, que iriam ocorrer para a classificação para o Mundial das respectivas categorias.
De acordo com a nota emitida pela entidade do futebol sulamericano, as medidas foram tomadas por conta do cancelamento dos mundiais de ambas as categorias e por conta do aumento de casos da Covid-19 na América do Sul, além do agravamento do vírus no continente, o que torna o ambiente inseguro para a realização das competições.
O Campeonato Sulamericano sub-20 já estava em sua fase final, mais conhecida como Quadrangular Final, com Brasil, Venezuela, Colômbia e Uruguai. A competição precisou ser suspensa em março de 2020 por conta do agravamento da Covid-19 na Argentina, local que estava sendo sede do sub-20. A Conmebol, após o cancelamento do Mundial da categoria, anunciou que seria realizado a fase final da competição no segundo semestre deste ano, com o limite de idade até 21 anos, já que muitas jogadoras poderiam já ter passado do limite de idade permitido, de 20 anos. O Sulamericano sub-20 ocorre desde 2004 e nas oito edições realizadas, tem o Brasil como único e maior campeão do Torneio.
Já o Sulamericano sub-17 foi apenas informado sobre o local de disputa do Torneio, que seria no Uruguai, mas sem data anunciada, mas a competição chegou a anunciar que a competição seria realizada neste segundo semestre, somente para determinar o campeão do Torneio. O Sulamericano sub-17 ocorre desde 2008 e tem o Brasil como o maior campeão, com três títulos (2010,2012 e 2018).
Confira a nota emitida pela Conmebol: