Boca Juniors, UAI Urquiza, River Plate e San Lorenzo são os favoritos na disputa do torneio que teve início neste fim de semana e tem final programada para 17 de janeiro.
O ano de 2020 foi muito difícil para o futebol, principalmente para o futebol feminino, ainda mais em um continente onde há pouco investimento por parte de clubes e federações, e a Argentina não foi exceção: foram mais de 8 meses de espera e incertezas, mas em meados de novembro, a AFA bateu o martelo e definiu o que seria dos clubes e das atletas neste ano.
Com o objetivo de ocupar o calendário pelos próximos dois meses até que a temporada 2021 tenha início (previsão para março), a AFA apresentou o Campeonato de Transição 2020, que também dará ao campeão uma vaga na Libertadores que será disputada em março de 2021.
O torneio será disputado pelas mesmas 17 equipes que estiveram na Primera A 2019/2020. Os clubes foram divididos em três zonas de 4 equipes e uma zona com 5 equipes, com jogos todos contra todos em rodada única. As duas melhores equipes de cada grupo classificam-se para as quartas-de-final do torneio. O mata-mata também será disputado em jogo único e, em caso de empate nos 90 minutos, a disputa será decidida nos pênaltis.
Vamos agora conhecer os resultados da primeira rodada do torneio:
GRUPO A:
SAT 3 x 3 Huracán — O time de Huracán saiu na frente com um placar de 2×0 no 1T, mas vacilou e viu o adversário virar o jogo no 2T, mas no final, conseguiu garantir o empate suado.
Boca 4 x 0 Excursionistas — O Boca abriu o placar no início do 1T com chute cruzado da goleadora histórica Andrea Ojeda. O segundo veio no 2T com um golaço de “la zurda” Eliana Stabile de fora da área. O terceiro foi de Fabiana Vallejos e Stabile fechou o placar de pênalti no final da partida.
GRUPO B:
UAI 5 x 2 Platense — O time multicampeão do “Furgón” começou muito bem o campeonato, mesmo tendo muitas baixas do torneio 2019/2020, com muitas atletas indo atuar na Europa. O destaque fica para a boa atuação da defensora Yohana Masagli, que fez dois gols.
Central 5 x 1 Defensores — O único time de fora da grande Buenos Aires também começou bem o campeonato e já é líder pelo saldo de gols. O clube conseguiu manter a base da equipe que fez um bom trabalho no último Torneo, principalmente as goleadoras Erica Lonigro e Daiana Gomez.
GRUPO C:
Independiente 3 x 0 Porvenir — Aos 20 minutos do 1T, a defensora Laura Sampedro abriu o placar de cabeça, após cruzamento na cobrança de falta. Aos 13 minutos do 2T, Sampedro estava novamente na área, desta vez para arrematar com a barriga a cobrança de escanteio. Aos 29 minutos, Selene Básquez recebeu livre na entrada da área e chutou cruzado para fechar o placar.
San Lorenzo x Estudiantes — O jogo foi suspenso após problemas na parte elétrica do estádio onde seria o jogo.
GRUPO D:
River 6 x 0 Lanús — O River começou o torneio já aplicando a maior goleada desta primeira rodada, com direito a hat-trick da artilheira Lucia Martelli que mantém ótima fase desde o Torneo passado. O jogo também marcou a estreia do uniforme exclusivo do time feminino do River, que agora levará os nomes e números das atletas.
Racing 3 x 0 Villa San Carlos — O time de Tony Spinelli vem passando por uma reformulação após a saída de jogadoras importantes como Mili Menendez e Belen Spenig, mas o time parece responder bem. Um 3×0 tranquilo jogando em casa com gols de Lourdes Martinez, Mili Otazu e Portela.
Todos os jogos da segunda rodada acontecerão no próximo dia 06 de dezembro, alguns com transmissão pelo canal argentino TNT Sports, então não deixe de acompanhar. Até semana que vem!
Twitter: @mathguima526