Com o Paulista iniciando no dia 10 de agosto, confira os Estaduais confirmados até o momento

Foto: Divulgação/FPF

As competições valem vaga para a A3 de 2022, que vem para a sua primeira edição e terá 32 times

Vai se aproximando o final do ano e temos o início dos Campeonatos Estaduais Femininos, que em alguns casos é a única competição para as equipes do Brasil inteiro. Iniciando pelo Campeonato Paulista, que se inicia no dia 10 de agosto com a partida entre Portuguesa e Santos, temos ainda o Campeonato Baiano, que começa no dia 29 de agosto e volta a ser realizado depois de não ocorrer em 2020 por conta da pandemia do Covid-19, que afetou o futebol feminino dentro e fora dos gramados.

Até o momento, além do Paulista e do Baiano, temos mais quatro estaduais que nos últimos detalhes antes da estreia: Alagoano, Rondoniense, Gaúcho e Pernambucano. Um fato interessante a ser informado é que por conta da criação de mais uma divisão nacional, a A3, as equipes podem se garantir nesta competição, em caso de não estarem na A1 e na A2, que já tem as equipes fechadas para o próximo ano. Veja um pouco dos estaduais já confirmados para acontecer:

CAMPEONATO PAULISTA

O primeiro a iniciar as competições estaduais, o Paulistão Feminino inicia no dia 10 de agosto, com 12 equipes, assim como em 2019 e 2020, a competição tem sete equipes que estão na primeira divisão, dentre elas, o RB Bragantino, que foi semifinalista em 2020 e conseguiu o acesso após vencer o jogo contra o Atlhetico PR na A2, nos penaltis por 4 a 2. Este ano, conta com duas equipes estreantes: o Pinda Sport Clube, da cidade de Pindamonhagaba e o Realidade Jovem, equipe de Rio Preto, formada pelo casal Dorotéia e Chicão, dois nomes importantes para o futebol feminino.

O Paulistão Feminino é uma das competições mais tradicionais e mais antigas da modalidade e chega em 2021 a sua edição de número 29. As equipes com mais títulos são Juventus, Ferroviária e Santos, com quatro conquistas cada. O atual campeão é o Corinthians, que chegou ao seu segundo título na competição ao derrotar a Ferroviária pelo placar de 8 a 3 no agregado.

Formato:

As 12 equipes se enfrentam entre si na primeira fase e os quatro melhores se classificam para as semifinais, onde fazem partidas de ida e volta. Do quinto ao oitavo colocado se classificam para a Copa Paulista, que chega para a sua terceira edição neste ano. Portuguesa, Taubaté, Nacional, Realidade Jovem e Pinda Sport Clube brigam por uma vaga na A3 de 2022.

Veja as equipes da competição:

Pinda Sport Clube

Corinthians

Ferroviária

Nacional

Palmeiras

Portuguesa

Realidade Jovem

RB Bragantino

Santos

São José

São Paulo

Taubaté

Veja a primeira rodada:

10/08-11H- Portuguesa x Santos

10/08-15H- RB Bragantino x Pinda Sport Clube

10/08-19H- Ferroviária x Corinthians

11/08-15H- Palmeiras x Taubaté

11/08-17H- São Paulo x São José

12/08- 15H- Nacional x Realidade Jovem

CAMPEONATO BAIANO

Foto: Divulgação/FBF

O segundo estadual a iniciar é o Campeonato Baiano, que volta a ser disputado em 2021, depois de não ocorrer no ano passado por conta da pandemia. Nesta edição, teremos seis equipes na disputa: Bahia, Doce Mel, Fluminense de Feira, Juventude, Lusaca e Vitória, que buscam uma das vagas para o Brasileiro Feminino A3, já que o Bahia, por conta do rebaixamento, está garantido na A2 de 2022. As equipes se enfrentam entre si na primeira fase e os quatro melhores se classificam para as semifinais, que terá jogos de ida e volta, assim como a final. A competição se inicia no dia 29 de agosto, último domingo deste mês e se finaliza no dia 17 ou 24 de outubro, com data a ser confirmada pela FBF (Federação Baiana de Futebol). O maior campeão é o São Francisco, com 14 títulos.

Veja a primeira rodada

29/08

Fluminense de Feira x Lusaca

Juventude x Bahia

Doce Mel x Vitória

CAMPEONATO ALAGOANO

O UDA (União Desportiva Alagoana) é o campeão da edição de 2019, a última realizada (Foto: Divulgação/ FAF)

Assim como o Baiano, o Campeonato Alagoano estreia no dia 28 de agosto, e conta este ano com sete equipes nesta edição, o UDA, por ter chegado às oitavas de final do Brasileiro Feminino A2, vai em busca de mais um título na competição, o que seria o nono da história, já as demais equipes buscam uma vaga para a A3 de 2022. Na primeira fase, as equipes jogam entre si e os quatro melhores se classificam para as semifinais, no qual os jogos ocorrem por meio do cruzamento olímpico (1×4; 2 x3). Tanto as semis quanto a final ocorrem em jogos únicos

Veja as equipes abaixo:

Acauã

Atlético Acreano

CRB

Dínamo

Desportivo Aliança

Guerreiras

UDA

Veja a primeira rodada:

28 de agosto

Dínamo x UDA

CRB x Desportivo Aliança

Acauã x Guerreiras

CAMPEONATO RONDONIENSE

Foto: Divulgação

Já pelo mês de setembro, teremos início ao Campeoanto Rondoniense Feminino, que se inicia no dia 08 de agosto e conta com cinco equipes (Real Ariquemes, União Cacoalense, Porto Velho, Barcelona e Espigão). Realizado em apenas 04 dias, a competição vai ocorrer na cidade de Cacoal, dos dias 08 à 12 de setembro. Os times se enfrentam entre si e o time com o maior número de pontos é o vencedor da competição. O atual campeão é o Real Ariquemes, que inclusive já tem vaga garantida para a A2 de 2022.

Veja a primeira rodada da competição

08.09- 17h Real Ariquemes x Cacoalense

08.09- 19h Porto Velho x Barcelona

CAMPEONATO GAÚCHO

Foto: Divulgação/ FGF

A partir do dia 19 de setembro, o Campeonato Gaúcho de 2021 ocorre, com oito equipes na disputa, que foram divididas em dois grupos, os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais. Os jogos das semifinais e finais, além da disputa do terceiro lugar, ocorrem em partidas únicas. A competição está prevista para se encerrar no dia 05 de dezembro. Tabela e mais detalhes da competição serão divulgados mais próximo ao Gauchão.

Veja as equipes do Gauchão Feminino de 2021:

Grêmio

Brasil de Farroupilha

Pelotas

Guarany

Internacional

Juventude

Flamengo (Tenente Portela)

Elite (Santo Angelo)

Confira os grupos da competição :

GRUPO A: Grêmio, Brasil de Farroupilha, Pelotas e Guarany

GRUPO B: Internacional, Juventude, Flamengo (Tenente Portela) e Elite (Santo Angelo)

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O Náutico é o atual campeão do Pernambucano Feminino, ao ganhar nos pênaltis do Sport (Foto: Divulgação/ FPF)

Na mesma data do Campeonato Gaúcho, teremos a décima nona edição do Campeonato Pernambucano Feminino, que terá 05 equipes. Na primeira fase, todas as equipes se enfrentam entre si em jogos de ida e volta, no qual os quatro melhores se classificam para a fase seguinte, que terá as suas partidas realizadas na Arena Pernambuco. O maior campeão é o Vitória das Tabocas, com oito títulos.

Veja as equipes desta fase:

Náutico

Sport

íbis

Ferroviário

Sete de Setembro

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.