Com emoção! Foi assim que a Holanda conseguiu garantir uma vaga para Copa do Mundo Feminina do próximo ano. Em partida dura contra a Islândia, que jogava pelo empate para garantir a vaga e jogar a Holanda para repescagem, o time campeão europeu de 2017 encontrou muitas dificuldades para furar o bloqueio adversário.
O gol da vitória e da classificação saiu somente aos 47′ do segundo tempo, dos pés da jovem Esmee Brugts para levar a sua seleção para a terceira Copa consecutiva
Com isso, a Holanda se junta a Austrália e a Nova Zelândia, duas que vão sediar a Copa; China, Coreia do Sul, Japão, Filipinas* e Vietnã, representando a Ásia; Espanha, França, Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha e Inglaterra, representando a Europa; Zâmbia, Marrocos*, Nigéria e África do Sul, representantes do continente africano; Estados Unidos, Costa Rica, Canadá e Jamaica, via CONCACAF; e Brasil, Colômbia e Argentina.
Na Europa, uma primeira fase de repescagem será disputada entre Áustria, Bélgica, Escócia, Portugal, País de Gales e Bósnia e Herzegovina. Os três vencedores dos confrontos irão para uma segunda fase, onde já estão classificados Suíça, Islândia e Irlanda. Nessa fase, dos três vencedores, os dois mais bem classificados no geral têm vaga garantida na Copa e um vai para a Copa Continental, que será disputada em fevereiro.
*Estreantes na Copa