Em jogo morno, a Grã-Bretanha venceu o Japão por 1×0, com gol de Ellen White de cabeça. Com a vitória, as britânicas garantiram a classificação no Grupo E com 6 pontos. As donas de casa enfrentam o Chile na última rodada precisando vencer.
As anfitriãs receberam hoje (24) a Grã-Bretanha no Sapporo Dome pela segunda rodada do Grupo E. Na partida anterior, as canadenses haviam vencido as chilenas e as britânicas precisavam vencer para garantir a classificação antecipada. Para o Japão, só a vitória interessava para não precisar contar com uma combinação de resultados na última partida.
Ambas equipes vieram com modificações em relação à primeira partida. As japonesas deixaram Iwabuchi no banco, enquanto que Hege Riise aplicou quatro modificações visando dar maior velocidade à equipe. O jogo no primeiro tempo começou morno, com as duas equipes se estudando bastante e com pouquíssimas subidas.
O Japão apostava na técnica de Honoka Hayashi e nas escapadas pela esquerda de Hina Sugita, enquanto que as britânicas tinha em Keira Walsh as principais jogadas, sempre em parceria com Nikita Parris pela direita. As anfitriãs foram crescendo no jogo, tendo mais a posse de bola e arriscando mais de fora da área. Lá atrás, a goleira Ayaka Yamashita quase não trabalhou nos primeiros 45 minutos.
No segundo tempo, a Grã-Bretanha voltou com mais intensidade e mantendo mais a posse de bola, mas ainda pecando muito no último passe. Ellen White encontrava pouco espaço entre a dupla de zaga japonesa para incomodar, mas aos 74′ acabou achando o gol: em jogada pela direita, Lucy Bronze cruzou e White se antecipou a goleira e a zagueira para cabecear pro fundo do gol.
Após o gol, as anfitriãs começaram a ir pra cima e criaram algumas chances perigosas, principalmente após a entrada de Iwabuchi, que tornou a equipe mais agressiva. A saída de Nikita Parris também deixou as britânicas sem as subidas pela direita. Apesar das incursões, o Japão não encontrou o caminho do gol e amargou uma derrota em casa.
Fim de papo em Sapporo. Com a vitória, a Grã-Bretanha garantiu classificação antecipada com 6 pontos no Grupo E. Já as donas da casa vão precisar vencer o Chile e torcer por alguma combinação para se classificar em 2° ou 3° no grupo.
ESCALAÇÕES
Japão (0): 18. Ayaka Yamashita, 2. Risa Shimizu, 4. Saki Kumagai, 5. Moeka Minami, 16. Asato Miyagawa, 6. Hina Sugita, 7. Emi Nakajama, 13. Yuzuho Shiokushi, 14. Yui Hasegawa, 20. Honoka Hayashi, 11. Minami Tanaka. DT: Asako Takakura.
Grã-Bretanha (1): 1. Ellie Roebuck, 2. Lucy Bronze, 5. Steph Houghton, 16. Leah Williamson, 3. Demi Stokes, 4. Keira Walsh, 6. Sophie Ingle, 7. Nikita Parris, 8. Kim Little, 15. Lauren Hemp, 9. Ellen White. DT: Hege Riise.