Em jogo apertado, a Seleção Brasileira Sub-20 venceu a Colômbia, no Estádio Nacional de Costa Rica, por 1×0 e se classificou à semifinal da Copa do Mundo Sub-20. O gol que garantiu o Brasil entre as quatro melhores seleções do mundo foi de Tarciane, cobrando pênalti.
A vitória da Seleção Brasileira foi marcada por muita entrega e volume ofensivo e teve na meio-campista Yaya um dos principais nomes do duelo. A meia se mostrou muito bem nos momentos defensivos, sempre muito bem colocada, e, também, foi importante na fase ofensiva, ajudando a Seleção a manter a posse de bola no campo adversário e achando bons passes entre linhas.
Com o resultado, as comandadas por Jonas Urias conseguiram um feito histórico e avançaram para a semifinal do Mundial após 16 anos. A última vez que as brasileiras conseguiram este feito foi em 2006, onde, na ocasião, a seleção ficou com o terceiro lugar. Agora, o Brasil brigará por uma vaga inédita à final e, consequentemente, ao primeiro título Mundial da categoria.
O confronto
A partida começou com a Seleção Brasileira pressionando e ocupando o campo da Colômbia. Apesar do volume ofensivo, o Brasil não conseguiu criar chances claras para abrir o placar. Com isso, os primeiros minutos do duelo foram de muita entrega e um duelo tático.
A Seleção Brasileira tentou gerar superioridade no campo ofensivo usando as laterais e três atacantes com muita mobilidade. Por outro lado, as colombianas baixaram as linhas e tentaram sair nos contra-ataques visando a velocidade de Robledo e Linda Caicedo.
Após passe entre as linhas colombianas, Analuyza se antecipou à zagueira colombiana e acabou sendo derrubada dentro da área. Após consulta no VAR, a árbitra da partida marcou pênalti para a Seleção Brasileira. A zagueira Tarciane foi para a cobrança e não desperdiçou.
Com a vantagem no marcador, foi a vez do Brasil baixar suas linhas e buscar a velocidade de Luany, Aline Gomes, Analuyza e Dudinha. Devido a essa postura brasileira, a seleção colombiana conseguiu gerar mais volume ofensivo, mas pouco exigiu a goleira Gabriela Barbieri. Foi o Brasil quem marcou, aproveitando saída rápida em contra-ataque, mas o VAR detectou posição irregular de Luany e anulou o gol brasileiro.
A jogada anulada foi o gatilho necessário para que o Brasil voltasse a assumir o controle da posse de bola e inibir o ímpeto ofensivo da Colômbia. Com o volume gerado, as brasileiras tiveram duas boas chances de ampliar o marcador, mas, na primeira oportunidade, Dudinha parou em Giraldo. Já na segunda chance, Tarciane, de cabeça, empurrou para o gol, aproveitando bola aérea, mas a árbitra novamente invalidou o lance por falta da zagueira brasileira.
Precisando do gol para levar a disputa para os pênaltis, a Colômbia se lançou ao ataque, mas não conseguiu chegar ao gol que empataria o duelo. Com o resultado de 1×0 o Brasil teve a vaga para a semifinal garantida.
A semifinal
Na semifinal, a Seleção Brasileira enfrenta na próxima quinta-feira (25), às 23h (horário de Brasília), o vencedor de Japão e França, que se enfrentam neste domingo (21), às 23h (horário de Brasília).