O Colo Colo é uma das equipes mais tradicionais do cenário do futebol feminino sul-americano. Fundado no ano de 2007, a equipe participa da elite do futebol chileno desde 2008 e desde então, conquistou 13 títulos nacionais (Apertura e Clausura), além de ter sido o primeiro clube não brasileiro a conquistar a Libertadores em 2012, sob o comando do atual treinador da seleção chilena, José Letelier, ao vencer o Foz Cataratas nos pênaltis. A equipe tem 3 vice campeonatos continentais em 2011, 2015 e 2017.
O Colo-Colo também é a equipe que mais ficou entre as quatro melhores equipes da Libertadores, ao todo, 6 vezes.
A criação do clube feminino para uma das mais tradicionais equipes do futebol chileno teve muita ligação com o Mundial sub-20 feminino em 2008, realizado no Chile e onde muitas jovens passaram a se interessar pela modalidade, tanto que muitas delas, fizeram parte dos primeiros plantéis do Colo Colo, que com o passar dos anos, trouxe as principais jogadoras do futebol chileno e também sul-americano.
Yusmery “Miku” Ascanio é o grande destaque desse jogo, a venezuelana está desde 2012 no clube Blanco y Negro, sendo a capitã e uma das grandes referências do meio campo do time. Podendo atuar mais recuada ou mais avançada, tem muita visão de jogo e liderança dentro de campo. Outras jogadoras a se observar são a zagueira Rocio Soto e a jovem atacante Rosario Balmaceda, ambas disputaram a Copa do Mundo de 2019 com a seleção do Chile.
Data de criação: 30 de setembro de 2007
Nível de competitividade: 4 / 5
Como se classificou para a Libertadores: Venceu o playoff de classificação para a Libertadores em 2019
Número de participações: 9 (equipe com mais participações no torneio)
Craque do time: Yusmery “Miku” Ascanio.
Projeção na competição: Briga por vaga as quartas de final