O Chelsea se consagrou campeão pela sétima vez em sua história na manhã deste sábado (18) após golear o Manchester United por 6 a 0 em Old Trafford. Os gols foram de Mayra Ramirez (dois), Johanna Kaneryd, Sjoeke Nüsken, Melanie Leupolz e Fran Kirby. A treinadora Emma Hayes se despediu do clube após 12 anos de história.
O campeonato
Assim como nas últimas edições da Women’s Super League, a disputa pelo título foi acirrada e Manchester City e Chelsea terminaram a 22ª rodada com a mesma campanha: 55 pontos – 18 vitórias, um empate e três derrotas. As Blues fizeram sete gols a mais que as Citizens.
Na 20ª rodada, o Liverpool venceu o Chelsea de virada em um dos melhores jogos da edição, deixando o Manchester City com uma das mãos no troféu. Entretanto, na rodada seguinte, foi a vez do Arsenal vencer as Citizens de virada com dois gols de Stina Blackstenius.
A confirmação do título ficou para a última rodada. A equipe de Gareth Taylor precisaria vencer com dois gols de diferença em relação ao Chelsea. Enquanto o Manchester City venceu o Aston Villa por apenas 2 a 1 (gols de Mary Fowler e Lauren Hemp; Daly marcou para as Villains), as Blues golearam o Manchester United por 6 a 0 e garantiram o caneco.
Khadija “Bunny” Shaw foi eleita a melhor jogadora da temporada e foi a artilheira da edição com 21 gols. A goleira Khiara Keating foi escolhida como a Luva de Ouro, com nove clean sheets (jogos sem tomar gol).
G3 e rebaixamento
Com a conquista do título, o Chelsea se classifica diretamente para a fase de grupos da Women’s Champions League. O 3º colocado Arsenal inicia sua trajetória na competição europeia na 1ª rodada do caminho da Liga na fase classificatória, enquanto o vice-campeão Manchester City entra na 2ª rodada da mesma qualificação.
Após conquistar a última Championship e consequente acesso à Women’s Super League, o Bristol City é novamente rebaixado, com uma campanha de apenas uma vitória, três empates e 18 derrotas (apenas seis pontos, 20 gols marcados e 70 gols sofridos). Já o Crystal Palace é a equipe que foi campeã e conquistou o acesso à primeira divisão, com 14 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Despedidas
Além de Emma Hayes que deixará o Chelsea para assumir a seleção dos Estados Unidos no próximo ciclo, a defensora Maren Mjelde e a atacante Fran Kirby também não vão continuar no clube.