Por: Lucas Bettone – Empório do Futsal Feminino
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou o calendário para as competições de futsal feminino de 2021. Com um número de competições maior comparado ao ano anterior e ainda contando com datas para a seleção brasileira de futsal feminino, o novo calendário traz a esperança de um ano melhor, repleto de mulheres, jovens e adultas, praticando e disputando a modalidade.
Para o futsal feminino, 2020 ainda não terminou
A Taça Brasil de Clubes, competição nacional mais antiga do futsal que aconteceria em novembro de 2020, foi remarcada e agora será disputada entre os dias 21 e 27 de março em Brasília-DF.
Lembrando que quem se sagrar campeã, enfrentará a equipe de Taboão da Serra, atual bicampeã da Copa do Brasil Feminina, na final da Supercopa de Futsal Feminino 2021.
Libertadores de futsal 2021: quem fica com a vaga?
Com o cancelamento da Copa Libertadores de Futsal 2020 e a solicitação de duas vagas feita pela CBFS junto a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) não atendida, a vaga para a Libertadores deste ano, que ocorrerá na Bolívia de 5 a 12 de setembro, será decidida numa disputa no mês de junho entre a campeã da Supercopa de 2020 e a campeã da Supercopa de Futsal Feminino 2021.
Caso queiram saber mais sobre o que rolou em 2020 ouçam o episódio 01 do Empório do Futsal Feminino! Lá você encontra bastante informação sobre este último ano nada comum, e também um pouco sobre o que 2021 pode reservar.
Copa do Brasil Feminina e Taça Brasil de Futsal
Ambas a competições terão seu início no segundo semestre de 2021. A Copa do Brasil Feminina, que se caracteriza por jogos eliminatórios de ida e volta desde seu inicio, terá a primeira de quatro fases iniciada no dia 28/08. Já a Taça Brasil de Clubes, que também ocorrerá no mês de agosto para o futsal feminino, prevê a divisão especial ocorrendo entre os dias 22 e 28/08 e a primeira divisão entre os dias 29/08 e 04/09.
As Taças Brasil de Futsal sub-17 e sub-20 também ocorrerão no ano de 2021, sendo a primeira no mês de junho e a segunda em julho. Todas as duas, assim como a adulta, contam com divisão especial e primeira divisão.
Seleção Brasileira de Futsal Feminino
Está previsto que a seleção brasileira de futsal feminino se reúna duas vezes neste ano, uma nos dias 09 e 10 de fevereiro, na Espanha, e outra em Xanxerê-SC, entre 15 e 27 de julho.
No início do próximo mês nossa seleção fará dois amistosos contra a seleção da Espanha. A convocação já foi feita pelo técnico Wilson Saboia e conta apenas com jogadoras que atuam na Europa. Confira clicando no tweet abaixo.
Na segunda metade do ano ocorrerá em Xanxerê-SC a disputa do Torneio Internacional de Futsal Feminino, competição que não ocorre desde 2015 e que equivale à Copa do Mundo de futsal feminino, visto que a categoria não conta com uma competição a nível mundial chancelada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol – organização que também rege o futsal).
Sabe-se da dificuldade que é reunir a seleção brasileira feminina, visto que ela não dispõe dos mesmos recursos que a equipe masculina, que consegue uma frequência maior de convocações nas datas FIFA disponibilizadas. Ainda assim, diante das dificuldades mencionadas, as mulheres honram a amarelinha e nunca perderam uma partida oficial, o que é incrível!
Ano novo (vida) competição nova
A novidade fica por conta do Novo Futsal Feminino Brasileiro (NFFB), competição que acontecerá de março a novembro e visa sanar talvez o maior problema e catalisador de tantos outros que o futsal feminino encara: uma competição a nível nacional de longa duração que consiga atrair mais mídia, patrocinadores e torcedores.
Inicialmente será priorizada a inscrição de equipes que participaram da extinta Liga Futsal Feminina e que ainda se encontrem em atividade, assim como as equipes participantes da Copa do Brasil Feminina de Futsal nos últimos anos. A equipe vencedora terá vaga garantida na Supercopa de Futsal Feminina que ocorrerá de 01 a 04/12.
Dentro de quadra a NFFB pode ajudar também treinadoras e treinadores a planejarem e desenvolverem um projeto a médio e longo prazo, visto que uma competição mais duradoura permite que uma equipe se desenvolva durante a competição, além de oportunizar para atletas e comissão técnica uma maior estabilidade profissional e financeira, consequentemente.
Fonte:
A CBFS divulga o calendário da temporada 2021 com uma nova competição feminina NFFB