São Paulo e Rio de Janeiro podem ser cidades que irão receber o principal torneio, pois já manifestaram o interesse à entidade de futebol brasileiro
Depois de não conseguir sediar a Copa do Mundo de 2023, a CBF, principal entidade do futebol brasileiro, manifestou mais uma vez o desejo de sediar a Segunda Copa do Mundo de sua história, dessa vez, a de 2027. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, enviou a FIFA, um ofício com o desejo de receber o Mundial de 2027.
Como o interesse surgiu?
A Prefeitura do Rio de Janeiro, no dia 31 de janeiro, por meio de um Evento, o Rio Convention & Visitors Bureau (RCV), já havia manifestado à CBF a vontade de receber a Copa do Mundo de 2027, como um dos 73 eventos esportivos mapeados para a cidade até 2030.
E a Prefeitura de São Paulo se juntou à capital carioca na última quarta-feira, 01 de março, e também manifestou o desejo de receber o evento em 2027, inclusive já teria Neo Química Arena, estádio do Corinthians, Allianz Parque, estádio do Palmeiras e o Morumbi, estádio do São Paulo, mapeados para receber os jogos do Torneio.
E agora, o que precisa ser feito?
De acordo com informações da FIFA, todas as Federações que manifestem o desejo de receber o Mundial de 2027 precisam enviar um Ofício à principal entidade até o final deste mês- o prazo estabelecido pela entidade-, que vai analisar todas as Candidaturas que forem realizadas e ver se atendem os critérios estabelecidos para receber a competição.
Além do Brasil, temos mais duas candidaturas formalizadas: Alemanha, Holanda e Bélgica, que foi a primeira candidatura oficializada em conjunto e a da África do Sul, por meio da Federação do País, a SAFA.
O anúncio com a Candidatura escolhida deve ser realizado até o primeiro semestre de 2024, ainda sem data e local definidos.